Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
O amor é o pleno cumprimento da Lei -* Não fiquem devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo. Pois, quem ama o próximo cumpriu plenamente a Lei. De fato, os mandamentos: não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice, e todos os outros se resumem nesta sentença: "Ame o seu próximo como a si mesmo." O amor não pratica o mal contra o próximo, pois o amor é o pleno cumprimento da Lei.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora,quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra.
A lei e a justiça -* "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu."
O Reino é dom e partilha -* Um jovem se aproximou, e disse a Jesus: "Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Um só é o bom. Se você quer entrar para a vida, guarde os mandamentos." O homem perguntou: "Quais mandamentos?" Jesus respondeu: "Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo." O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?" Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me."
O centro da vida -* Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os saduceus se calarem. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus para o tentar: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Jesus respondeu: "Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos."
Deus ouve o pedido dos pobres -* No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abias. Sua esposa se chamava Isabel, e era descendente de Aarão. Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.
O Espírito Santo continua a obra de Jesus -* "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre.
Não tem nenhuma importância estar ou não estar circuncidado. O que importa é observar os mandamentos de Deus.
Fazer a vontade de Deus -* Para sabermos se conhecemos a Deus, basta ver se cumprimos os seus mandamentos. Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele. Por outro lado, o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus. É assim que reconhecemos que estamos com ele: quem diz que está com Deus deve comportar-se como Jesus se comportou.
Amados, quando a consciência não nos condena, sentimos confiança para nos dirigirmos a Deus, e recebemos tudo o que lhe pedimos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que agrada a ele. E o seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, conforme ele nos mandou. Quem cumpre os mandamentos dele, está com Deus, e Deus está com ele. Assim, graças ao Espírito que ele nos deu, reconhecemos que Deus está conosco.
A fé que vence o mundo -* Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus; e quem ama aquele que gerou, ama também aquele que por este foi gerado. Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos. Porque amar a Deus significa observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, porque todo aquele que nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. De fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus?
O amor consiste nisto: em viver conforme os mandamentos dele. E o primeiro mandamento, como aprenderam desde o princípio, é que vocês vivam no amor.
Naquele tempo, enquanto Jesus falava ao povo uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
Mensagem aos cristãos -* Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou então a atacar o resto dos filhos dela, os que obedecem aos mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus.
Estes mandamentos que hoje te imponho serão gravados no teu coração. Ensina-los-ás a teus filhos e meditá-los-ás, quer em tua casa, quer em viagem, quer ao deitar-te ou ao levantar-te.
Fim do discurso. De tudo o que se ouviu o resumo é este: Tema a Deus e observe seus mandamentos, porque esse é o dever de todo homem. Deus julgará toda obra, até mesmo a que estiver escondida, seja boa, seja má.
Meu filho, lembre-se do Senhor todos os dias. Não peque, nem transgrida seus mandamentos. Pratique a justiça todos os dias da vida, e jamais ande pelos caminhos da injustiça. Se você agir conforme a verdade, será bem-sucedido em tudo o que fizer, como todos os que praticam a justiça.
Quando anunciou a todo o povo cada um dos mandamentos da Lei, Moisés pegou sangue de novilhos e bodes junto com água, lã vermelha e hissopo. Em seguida, borrifou primeiro o próprio livro e todo o povo. E disse: "Este é o sangue da aliança que Deus faz com vocês." Do mesmo modo, borrifou com sangue também a tenda e todos os objetos que serviam para fazer o culto. E, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue; e sem derramamento de sangue não existe perdão.
José observou os mandamentos no tempo do perigo, e chegou a ser dono do Egito.
Que lhes abra o coração para a sua lei e seus mandamentos, e lhes conceda a paz.
Dando-lhes a Lei, Jeremias mandou que não esquecessem os mandamentos do Senhor, nem deixassem o próprio pensamento se desviar.
A cidade santa vivia na mais completa paz, e os mandamentos eram observados da melhor maneira possível.
Não me afastei de seus mandamentos, e guardei suas palavras no meu peito.
Que se levantem e as contem a seus filhos, para que ponham em Deus a sua confiança, não se esqueçam dos feitos de Deus e observem os seus mandamentos.
Se os filhos dele abandonarem a minha lei e não seguirem minhas normas; se profanarem meus estatutos e não guardarem meus mandamentos, eu punirei a transgressão deles com vara, e suas culpas com açoites.
Feliz o homem que teme a Javé e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza. Sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz para os retos, ele é piedade, compaixão e justiça. Feliz quem tem piedade e empresta, e conduz seus negócios com retidão.
Eu te busco de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos.
Eu sou estrangeiro na terra, não escondas de mim os teus mandamentos.
Tu ameaças os soberbos, os malditos que se desviam dos teus mandamentos.
Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando alargares o meu coração.
Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele está o meu prazer.
Minhas delícias são os teus mandamentos, que eu amo tanto.
Eu me apresso, e não me atraso, em observar os teus mandamentos.
Ensina-me o bom senso e o saber, pois eu creio nos teus mandamentos.
Tuas mãos me fizeram e formaram: ensina-me, para que eu aprenda teus mandamentos.
Teus mandamentos todos são verdadeiros; eles me perseguem sem razão: ajuda-me!
Afastem-se de mim, perversos, que eu vou guardar os mandamentos do meu Deus.
É por isso que eu amo os teus mandamentos, mais que ao ouro, e ouro refinado. Abro a boca e aspiro, ansiando por teus mandamentos.
Angústia e opressão me atingiram, teus mandamentos são minhas delícias.
Tu estás bem perto, Javé, e os teus mandamentos são todos estáveis. Conheço os teus mandamentos há muito tempo, porque os firmaste para sempre.
Eu aguardo a tua salvação, Javé, e pratico os teus mandamentos. Observo os teus testemunhos: eu os amo intensamente. Observo os teus preceitos e testemunhos, e os meus caminhos estão todos à tua frente.
Que minha língua cante a tua promessa, pois os teus mandamentos todos são justos. Que a tua mão venha socorrer-me, porque escolhi os teus preceitos.
Eu me extraviei como ovelha perdida: vem procurar o teu servo, pois eu não esqueço os teus mandamentos.
Se você deseja ter sabedoria, observe os mandamentos, e então o Senhor a concederá para você.
Reflita sobre os preceitos do Senhor e medite sem cessar nos mandamentos dele. Então ele fortificará em você a inteligência, e o seu desejo de sabedoria ficará saciado.
Qual é a raça digna de honra? A dos que temem ao Senhor. Qual é a raça digna de desprezo? A dos que não obedecem aos mandamentos.
Ele tem compaixão dos que aceitam a correção, e dos que se esforçam para lhe cumprir os mandamentos.
Os sobreviventes saberão que nada é melhor do que o temor do Senhor, e nada é mais doce do que observar os seus mandamentos.
Lembre-se do seu fim, e pare de odiar. Lembre-se da corrupção e da morte, e persevere nos mandamentos. Lembre-se dos mandamentos, e não guarde rancor contra o seu próximo. Lembre-se da aliança com o Altíssimo, e não leve em conta a ofensa que fizeram a você.
Quem pratica misericórdia faz empréstimos ao próximo, e quem lhe estende a mão cumpre os mandamentos.
Use seus bens segundo os mandamentos do Altíssimo, e eles serão mais úteis para você do que o ouro.
Observar a Lei vale mais do que oferecer sacrifícios, e observar os mandamentos é como oferecer sacrifício de comunhão.
Não se apresente de mãos vazias diante do Senhor, pois tudo isso é pedido pelos mandamentos.
Pela palavra de Moisés, ele fez cessar os prodígios, e Deus o glorificou diante dos reis. Deu-lhe os mandamentos para o seu povo e lhe mostrou uma parte da sua glória.
Deu-lhe pessoalmente os mandamentos, a lei da vida e da inteligência, para que ensinasse sua aliança a Jacó e seus decretos a Israel.
Confiou-lhe os seus mandamentos e o poder sobre as disposições legais, para ensinar seus testemunhos a Jacó, e iluminar Israel com a sua Lei.
Se você tivesse obedecido aos meus mandamentos, sua paz seria como rio e sua justiça como ondas do mar; seus descendentes seriam como areia, seus filhos seriam numerosos como grãos de areia; seu nome não seria eliminado nem destruído diante de mim.
Ouça, Israel, os mandamentos da vida, preste atenção para aprender a prudência.
Procurem a Javé, como todos os pobres da terra que obedecem aos seus mandamentos; procurem a justiça, procurem a pobreza. Quem sabe, assim, vocês acharão um refúgio no dia da ira de Javé.
Assim diz Javé dos exércitos: Se você andar nos meus caminhos e guardar os meus mandamentos, você governará meu Templo e guardará meus átrios.
Deus fez esta recomendação ao Seu povo por meio de Moisés: O Senhor disse-me: "(...) Vai, diz-lhes que voltem para suas tendas. Tu, porém, ficarás aqui comigo, e exporte-ei toda a lei, os preceitos e as regras que lhes deve ensinar, a fim de que as observem no país cuja posse lhes destino", Observai, pois, com cuidado o que o Senhor, vosso Deus, vos ordenou. Não vos afastareis delas nem para a direita nem para a esquerda. Seguireis o caminho que o Senhor, vosso Deus, vos traçou e sereis felizes.
Ora, depois que ouvistes a voz que saía do meio das trevas, enquanto a montanha estava em fogo, aproximastes-vos todos de mim com os chefes das vossas tribos e os vossos anciãos, dizendo: "(...) Vai, escuta o que o Senhor, nosso Deus, te disser; és tu que nos contarás tudo o que o Senhor , nosso Deus, te tiver dito, e nós, ouvindo-o, obedeceremos". O Senhor ouviu as palavras que me dirigíveis e disse-me: "Ouvi a voz desse povo, as palavras que te dirigiu; tudo o que disseram está bem. Ah! Se pudessem manter através do tempo esta disposição de temor para comigo e cumprir todos os Meus mandamentos! Então seriam eternamente felizes, eles e os seus filhos (...)". Observai, pois, com cuidado o que o Senhor, vosso Deus, vos ordenou. Não vos afastareis delas nem para a direita nem para a esquerda.
Filhinhos, no amor pelo Meu Imaculado Coração, amem a Deus acima de tudo e vivam Seus Mandamentos. Desta maneira, sua vida terá significado e a paz reinará na terra. Obrigada por terem respondido ao Meu apelo.
Queridos filhos! Neste tempo de graça, EU chamo todos vocês: rezem mais e falem menos. Na oração, procurem a vontade de DEUS e vivam-na de acordo com os mandamentos para os quais DEUS os chama. EU estou com vocês e estou rezando com vocês.
Queridos filhos, não posso ajudá-los se vocês não vivem os Mandamentos de Deus, se não vivem a Missa, se não rejeitam o pecado.
Vocês filhinhos, rezem e vivam os mandamentos de Deus.
Na oração busquem a vontade de Deus e vivam-a segundo os mandamentos pelos quais Deus os chama.
Rezem filhinhos, e vivam os mandamentos de Deus, para que sejam felizes nesta terra.
Por isso, filhinhos, na humildade de coração retornem para Deus e seus mandamentos, para que possam dizer com todo o coração: “assim na terra como no céu”.
Sejam oração e reflexo do amor de Deus para aqueles que estão distantes de Deus e dos mandamentos de Deus.
Filhinhos, vivam o Paraíso aqui na Terra, a fim de que se sintam bem e os mandamentos de Deus sejam a luz em seu caminho.
Queridos filhos, neste tempo de graça convido todos vocês a se abrirem e viverem os mandamentos que Deus lhes deu, para que eles os conduzam, pelos sacramentos, no caminho da conversão.
Em seu coração, filhinhos, vocês sabem o que precisa mudar: retornem a Deus e aos Seus mandamentos, para que o Espírito Santo transforme a vida de vocês e a face desta terra, que necessita de uma renovação no Espírito.
Portanto, filhinhos, voltem para Deus e para a oração, para o jejum e para a renúncia, por todos aqueles que são oprimidos, pobres e não têm voz neste mundo sem Deus. Filhinhos, se vocês não voltarem para Deus e Seus Mandamentos, vocês não terão futuro. É por isso que Ele me enviou a você para guiá-lo.
Irmã Lúcia
Não há dúvida, o que mais ofende a Deus é a transgressão da Sua Lei: toda a Sagrada Escritura no-lo atesta. Todos os Profetas clamaram contra a transgressão da Lei de Deus; e do mesmo modo fez Jesus Cristo e faz a Igreja, continuadora como é da voz de Cristo junto de nós.