Namoro e Casamento Cristão

Jesus respondeu: "Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher?  E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’?  Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar."
Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério.
(Jesus Cristo)


Não tenha medo. Ela foi destinada a você desde a eternidade, e você é quem vai salvá-la. Ela irá com você, e eu estou certo de que lhe dará filhos, que serão como irmãos. Não se preocupe!"
(Antigo Testamento)


Bíblia Católica

Novo Testamento

Jesus respondeu: "Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher?  E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’?  Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar."  Os fariseus perguntaram: "Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio ao despedir a mulher?"  Jesus respondeu: "Moisés permitiu o divórcio, porque vocês são duros de coração. Mas não foi assim desde o início.  Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério."
Os discípulos disseram a Jesus: "Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar."  Jesus respondeu: "Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido.  De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros, ainda, se castraram por causa do Reino do Céu. Quem puder entender, entenda."

A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.  

A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.  Porque, nos dias antes do dilúvio todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.  E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio, e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 



Atos dos Apóstolos

Eles proibirão o casamento, exigirão abstinência de certos alimentos, embora Deus tenha criado essas coisas para serem recebidas com ação de graças por aqueles que têm fé e conhecem a verdade. 

Aos outros, sou eu que digo, não o Senhor: Se algum irmão tem esposa que não é cristã, e ela concorda em viverem juntos, não se divorcie dela.  E se alguma mulher tem marido que não é cristão, e ele concorda em viverem juntos, não se divorcie dele.  Pois o marido não cristão é santificado pela esposa cristã; e a esposa não cristã é santificada pelo marido cristão. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, quando na realidade são consagrados a Deus.  Se o não cristão quiser separar-se, que se separe. Nesse caso, o irmão ou irmã não estão vinculados, pois foi para viver em paz que Deus nos chamou.  Na verdade, ó mulher, como pode você ter certeza de que salvará o seu marido? E você, marido, como pode saber que salvará a sua mulher?

A mulher casada está ligada por lei ao marido enquanto este vive; mas, se ele morre, ela fica livre da lei conjugal.  Por isso, enquanto o marido está vivo, se ela se tornar mulher de outro homem, será chamada adúltera. Mas, se o marido morre, ela está livre em relação à lei, de modo que não será adúltera se ela se casar com outro homem.

"É bom que o homem se abstenha de mulher."  Todavia, para evitar a imoralidade, cada homem tenha a sua esposa, e cada mulher o seu marido.  O marido cumpra o dever conjugal para com a esposa, e a esposa faça o mesmo com o marido.  A esposa não é dona do seu próprio corpo, e sim o marido. Do mesmo modo, o marido não é dono do seu próprio corpo, e sim a esposa.
Não se recusem um ao outro, a não ser que estejam de comum acordo e por algum tempo, para se entregarem à oração; depois disso, voltem a unir-se, a fim de que Satanás não os tente por não poderem dominar-se.  Digo isso como concessão, e não como ordem.  Eu gostaria que todos os homens fossem como eu. Mas cada um recebe de Deus o seu dom particular; um tem este dom, e outro tem aquele.

A mulher casada cuida das coisas do mundo e de como possa agradar ao marido. 

A esposa está ligada ao marido durante todo o tempo em que ele viver. Se o marido morrer, ela ficará livre para casar-se com quem quiser; mas, apenas no Senhor.  

Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor.  De fato, o marido é a cabeça da sua esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja.  E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas em tudo a seus maridos.

Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela;  assim, ele a purificou como banho de água e a santificou pela Palavra,  para apresentar a si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada.  Portanto, os maridos devem amar suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, está amando a si mesmo.  Ninguém odeia a sua própria carne; pelo contrário, a nutre e dela cuida, como Cristo faz com a igreja,  porque somos membros do corpo dele.  Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne.  Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja.  Portanto, cada um de vocês ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.

As mulheres idosas também devem comportar-se como convém a pessoas sensatas: não sejam caluniadoras, nem escravas de bebida excessiva;  pelo contrário, sejam capazes de dar bons conselhos, de modo que as recém-casadas aprendam com elas a amar seus maridos e filhos,  a ser ajuizadas, castas, boas donas-de-casa, submissas a seus esposos, amáveis, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

Do mesmo modo, vocês, mulheres, submetam-se aos seus maridos.

Do mesmo modo, vocês, maridos, sejam compreensivos na vida conjugal, mostrando consideração para com as esposas, por serem de constituição mais delicada e também por serem herdeiras como vocês do dom da vida. Assim, a oração de vocês não ficará sem resposta.

Se alguém, transbordando de paixão, acha que não conseguirá respeitar a noiva, e que as coisas devem seguir o seu curso, faça o que quiser. Não peca; que se case.  Ao contrário, se alguém, por firme convicção, sem constrangimento e no pleno uso de sua vontade, resolve respeitar a sua noiva, está agindo bem.  Portanto, quem se casa com sua noiva faz bem; e quem não se casa, procede melhor ainda.



Antigo Testamento

Javé Deus disse então para a mulher: "Vou fazê-la sofrer muito em sua gravidez: entre dores, você dará à luz seus filhos; a paixão vai arrastar você para o marido, e ele a dominará".

Não tenha medo. Ela foi destinada a você desde a eternidade, e você é quem vai salvá-la. Ela irá com você, e eu estou certo de que lhe dará filhos, que serão como irmãos. Não se preocupe!"

Não bastou a esses homens errar no conhecimento de Deus. Eles vivem também na grande guerra da ignorância, e dão ainda a esses males o nome de paz.  Celebram iniciações onde matam crianças ou realizam mistérios ocultos, ou ainda fazem banquetes orgiásticos com rituais estranhos.  Não conservam pura nem a vida, nem o casamento, e cada um elimina o outro por traição ou aflige-o com adultério.  

Mulher forte é coroa para o marido; mulher de má fama é cárie nos ossos.

A maldade da mulher muda a sua fisionomia, e seu rosto fica tenebroso como o de um urso.  Seu marido vai sentar-se no meio dos vizinhos e, constrangido, suspira amargamente.  Qualquer maldade é um nada 
diante da maldade da mulher: caia sobre ela a sorte dos pecadores!  Como ladeira de areia para os pés de um velho, assim é a mulher faladeira para um marido pacífico.

Não se deixe prender pela beleza de uma mulher, nem se apaixone por ela.  Motivo de irritação, desprezo e grande vergonha é a mulher sustentar o marido.  Coração abatido, rosto triste e coração ferido, é a obra da mulher má.  Mãos inertes e joelhos vacilantes, é a mulher que não torna feliz o próprio marido.  Foi pela mulher que começou o pecado, e é por culpa dela que todos morremos.  Não deixe a água escapar, nem dê liberdade de falar para a mulher má.  Se ela não obedece às ordens que você lhe dá, separe-se dela.

Feliz o marido que tem mulher virtuosa; a duração de sua vida será o dobro.  Mulher habilidosa é alegria para o marido, que viverá em paz por toda a vida.  Uma boa mulher é uma sorte grande, que será dada aos que temem ao Senhor.  Rico ou pobre, estará contente e terá sempre rosto alegre.

Mulher má é canga de boi mal ajeitada, e querer dominá-la é como pegar escorpião.  Mulher embriagada provoca indignação, e não consegue esconder a sua inconveniência.  A má conduta da mulher se manifesta na excitação dos olhos, e se reconhece pelas pálpebras.  Reforce a vigilância sobre a filha impetuosa, para que ela não se aproveite da fraqueza que você tem.  Cuidado com os olhos desavergonhados dela, e não estranhe que ofenda você.  Como viajante sedento, ela abre a boca e bebe qualquer água que encontra; ela se assenta diante de qualquer estaca e abre a aljava para qualquer flecha.

Mulher graciosa alegra o marido, e com seu saber o fortalece.  Mulher discreta é dom do Senhor, e mulher bem-educada não tem preço.  Mulher modesta duplica seu encanto, e não há valor que pague a mulher casta.  Como o sol levantando-se sobre as montanhas do Senhor, assim é a beleza da mulher em sua casa bem arrumada.  Como lâmpada brilhando no candelabro sagrado, tal é a beleza do rosto num corpo bem acabado.  Colunas de ouro sobre bases de prata, assim são as belas pernas sobre sólidos pés.

Isaac implorou a Javé por sua mulher, porque ela era estéril: Javé o escutou e sua mulher Rebeca ficou grávida. 

O homem que cometer adultério com a mulher do seu próximo se tornará réu de morte, tanto ele como a sua cúmplice.

Não cobice a mulher do seu próximo.

Se um homem for pego em flagrante tendo relações sexuais com uma mulher casada, ambos serão mortos, tanto o homem como a mulher. Desse modo, você eliminará o mal de Israel.

O mesmo acontece com aquele que procura a mulher do próximo: quem a toca, não ficará sem castigo.  

Mulher forte é coroa para o marido; mulher de má fama é cárie nos ossos.

É melhor morar no deserto do que junto com mulher briguenta e mal humorada.

Quem poderá encontrar a mulher forte? Ela vale muito mais do que pérolas.  Seu marido confia nela e não deixa de encontrar vantagens.  Ela traz para ele a felicidade e não a desgraça, em todos os dias de sua vida.  Ela adquire lã e linho, e suas mãos trabalham com prazer. 

Não tenha ciúmes da esposa que você ama, para que ela não aprenda a maltratá-lo.  Não se entregue a uma mulher, para que ela não o domine.  Não vá ao encontro da mulher fácil, para não cair em suas armadilhas.  Não se entretenha com uma tocadora de lira, para não ficar preso em suas artimanhas.  Não fixe o olhar numa virgem, para não ser castigado com ela.  Não se entregue às prostitutas, para não perder o patrimônio que você tem.  Não fique olhando pelas ruas da cidade, nem vagando em recantos solitários.  Desvie o seu olhar de uma mulher bonita e não fite uma beleza que não pertence a você. Muitos já se perderam por causa de uma bela mulher, porque o amor por ela queima como fogo.  Nunca se assente à mesa ao lado de mulher casada, nem festeje bebendo vinho com ela, para que seu coração não se enamore e a paixão o faça escorregar para a ruína.

Prefiro morar com um leão ou dragão a morar com mulher maldosa.

A maldade da mulher muda a sua fisionomia, e seu rosto fica tenebroso como o de um urso.  Seu marido vai sentar-se no meio dos vizinhos e, constrangido, suspira amargamente.  Qualquer maldade é um nada diante da maldade da mulher: caia sobre ela a sorte dos pecadores!  Como ladeira de areia para os pés de um velho, assim é a mulher faladeira para um marido pacífico.

Não se deixe prender pela beleza de uma mulher, nem se apaixone por ela.  Motivo de irritação, desprezo e grande vergonha é a mulher sustentar o marido.  Coração abatido, rosto triste e coração ferido, é a obra da mulher má.  Mãos inertes e joelhos vacilantes, é a mulher que não torna feliz o próprio marido.  Foi pela mulher que começou o pecado, e é por culpa dela que todos morremos.  Não deixe a água escapar, nem dê liberdade de falar para a mulher má.  Se ela não obedece às ordens que você lhe dá, separe-se dela.

Feliz o marido que tem mulher virtuosa; a duração de sua vida será o dobro.  Mulher habilidosa é alegria para o marido, que viverá em paz por toda a vida.  Uma boa mulher é uma sorte grande, que será dada aos que temem ao Senhor.  Rico ou pobre, estará contente e terá sempre rosto alegre.

Mulher má é canga de boi mal ajeitada, e querer dominá-la é como pegar escorpião. Mulher embriagada provoca indignação, e não consegue esconder a sua inconveniência. A má conduta da mulher se manifesta na excitação dos olhos, e se reconhece pelas pálpebras.

Mulher graciosa alegra o marido, e com seu saber o fortalece.  Mulher discreta é dom do Senhor, e mulher bem-educada não tem preço.  Mulher modesta duplica seu encanto, e não há valor que pague a mulher casta.  Como o sol levantando-se sobre as montanhas do Senhor, assim é a beleza da mulher em sua casa bem arrumada.  

A mulher aceita qualquer marido, mas as mulheres não são todas iguais.  A beleza da mulher alegra o rosto e supera todos os desejos do homem.  Se nos lábios dela existe bondade e doçura, o seu marido é o mais feliz dos homens.  Quem adquire esposa tem o começo da fortuna, pois ela é auxiliar semelhante a ele e coluna de apoio.  Onde não há cerca, a propriedade é saqueada, e onde não há mulher, o homem vagueia gemendo.  Quem confia em ladrão esperto que corre de cidade em cidade?  Assim é o homem que não tem ninho e se deita onde a noite o surpreende.

Portanto, mulheres, escutem a palavra de Javé. Que os ouvidos de vocês recebam a palavra de sua boca. 



Virgem Maria de Meadjugorje

Vós me perguntais sobre aquela senhora que queria deixar o marido porque a faz sofrer. Eu digo: fica com ele e aceita o sofrimento. Também Jesus sofreu.”

Toda família dedique pelo menos cinco minutos por dia de oração ao Sagrado Coração de Jesus do qual em todas as casas vos seja a imagem.”

Que a oração passe a ocupar o primeiro lugar em suas famílias (01.11.84)

Eu os convido à oração em família.

Cada família deve rezar unida e ler a Bíblia. 

Para isso, queridos filhos, a sua família seja esse lugar onde nasce a santidade. Ajudem todos a viver a santidade, especialmente em sua família.

Eu lhes peço que comecem a modificar a vida em família. Que a família seja uma flor harmoniosa que Eu desejo dar a Jesus. Queridos filhos, que cada família seja ativa na oração. Eu desejo que um dia apareçam os frutos na família. Somente assim poderei oferecê-los como pétalas a Jesus, para a realização do plano de Deus.

Uma família não pode dizer que está em paz se ela não reza.

Também hoje os convido a ser portadores do Evangelho em suas famílias.

Nas famílias, deve haver santidade, pois, filhinhos, não há futuro para o mundo sem amor e santidade, porque na santidade e na alegria, vocês se doam ao Deus Criador, que os ama com imenso amor. 





Catecismo da Igreja Católica

1634. A diferença de confissão religiosa entre os cônjuges não constitui um obstáculo insuperável para o Matrimónio, quando eles conseguem pôr em comum o que cada um recebeu na sua comunidade e aprender um do outro o modo como cada um vive a sua fidelidade a Cristo. Mas as dificuldades dos matrimónios mistos nem por isso devem ser subestimadas. São devidas ao facto de a separação dos cristãos ainda não ter sido superada. Os esposos arriscam-se a vir a ressentir-se do drama da desunião dos cristãos no seio do próprio lar. A disparidade de culto pode agravar ainda mais estas dificuldades. As divergências em relação à fé, o próprio conceito do Matrimónio e ainda as diferentes mentalidades religiosas podem constituir uma fonte de tensões no Matrimónio, principalmente por causa da educação dos filhos. Pode então surgir uma tentação: a indiferença religiosa.

1635. Segundo o direito em vigor na Igreja latina, um Matrimónio misto precisa  da permissão expressa da autoridade eclesiástica (152) para a respectiva liceidade. Em caso de disparidade de culto, é requerida uma dispensa expressa do impedimento para a validade do Matrimónio (153). Tanto a permissão como a dispensa supõem que as duas partes conhecem e não rejeitam os fins e propriedades essenciais do Matrimónio: e também que a parte católica confirma os seus compromissos, dados também a conhecer expressamente à parte não católica, de conservar a sua fé e de assegurar o Baptismo e a educação dos filhos na Igreja Católica (154).

1637. Nos casamentos com disparidade de culto, o cônjuge católico tem uma tarefa particular a cumprir, «porque o marido não-crente é santificado pela sua mulher e a mulher não-crente é santificada pelo marido crente» (1 Cor 7, 14). Será uma grande alegria para o cônjuge cristão e para a Igreja, se esta «santificação» levar à conversão livre do outro à fé cristã (155). O amor conjugal sincero, a prática humilde e paciente das virtudes familiares e a oração perseverante, podem preparar o cônjuge não-crente para receber a graça da conversão.

1638. « Do Matrimónio válido origina-se entre os cônjuges um vínculo de sua natureza perpétuo e exclusivo: no matrimónio cristão, além disso, são os cônjuges robustecidos e como que consagrados por um sacramento peculiar para os deveres e dignidade do seu estado» (156).

1665. O novo casamento dos divorciados, em vida do cônjuge legítimo, é contrário ao desígnio e à Lei de Deus ensinados por Cristo. Eles não ficam separados da Igreja, mas não têm acesso à comunhão eucarística. Viverão a sua vida cristã sobretudo educando os filhos na fé.

1637. Nos casamentos com disparidade de culto, o cônjuge católico tem uma tarefa particular a cumprir, «porque o marido não-crente é santificado pela sua mulher e a mulher não-crente é santificada pelo marido crente» (1 Cor 7, 14). Será uma grande alegria para o cônjuge cristão e para a Igreja, se esta «santificação» levar à conversão livre do outro à fé cristã (155). O amor conjugal sincero, a prática humilde e paciente das virtudes familiares e a oração perseverante, podem preparar o cônjuge não-crente para receber a graça da conversão.

1616. É o que o Apóstolo Paulo nos dá a entender, quando diz: «Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, a fim de a santificar» (Ef 5, 25-26)

1650. Hoje em dia e em muitos países, são numerosos os católicos que recorrem ao divórcio, em conformidade com as leis civis, e que contraem civilmente uma nova união. A Igreja mantém, por fidelidade à palavra de Jesus Cristo («quem repudia a sua mulher e casa com outra comete adultério em relação à primeira; e se uma mulher repudia o seu marido e casa com outro, comete adultério»: Mc 10, 11-12), que não pode reconhecer como válida uma nova união, se o primeiro Matrimónio foi válido. Se os divorciados se casam civilmente, ficam numa situação objectivamente contrária à lei de Deus. Por isso, não podem aproximar-se da comunhão eucarística, enquanto persistir tal situação. Pelo mesmo motivo, ficam impedidos de exercer certas responsabilidades eclesiais. A reconciliação, por meio do sacramento da Penitência, só pode ser dada àqueles que se arrependerem de ter violado o sinal da Aliança e da fidelidade a Cristo e se comprometerem a viver em continência completa.

849) Pode um cristão celebrar somente o casamento ou contrato civil? 
Um cristão não pode celebrar somente o contrato civil, porque este não é Sacramento, e portanto não é um verdadeiro matrimônio. 

850)  Em  que  condições  se  encontrariam  os  esposos  que  convivessem  juntos,  unidos somente pelo casamento civil? 
Os esposos que convivessem juntos, unidos somente pelo casamento civil, estariam em estado habitual de pecado mortal, e a sua união seria sempre ilegítima diante de Deus e da Igreja. 

826) Que é o Sacramento do Matrimônio? 
O  Matrimônio  é  um  Sacramento  instituído  por  Nosso  Senhor  Jesus  Cristo,  que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem um ao outro santamente, e de educarem cristãmente seus filhos. 

827) Por quem foi instituído o Matrimônio? 
O  Matrimônio  foi  instituído  pelo  próprio  Deus  no  Paraíso  terrestre;  e  no  Novo Testamento foi elevado por Jesus Cristo à dignidade de Sacramento. 

828) Tem o Sacramento do Matrimônio alguma significação especial? 
O Sacramento do Matrimônio significa a união indissolúvel de Jesus Cristo com a Santa Igreja, sua esposa e nossa Mãe amantíssima. 

829) Por que se diz que o vínculo do Matrimônio é indissolúvel? 
Diz-se  que  o  vínculo  do  Matrimônio  é  indissolúvel,  isto  é,  que  não  se  pode  quebrar senão  pela  morte  de  um  dos  cônjuges,  porque  assim  o  estabeleceu  Deus  desde  o começo, e assim o proclamou solenemente Jesus Cristo, Senhor Nosso. 

830) No Matrimônio cristão, poder-se-ia separar o contrato do Sacramento? 
Não.  No  Matrimônio  entre  cristãos  o  contrato  não  se  pode  separar  do  Sacramento, porque  para  eles  o  Matrimônio  não  é  outra  coisa  senão  o  mesmo  contrato  natural, elevado por Jesus Cristo à dignidade de Sacramento. 

831)  Então,  entre  os  cristãos  não  pode  haver  verdadeiro  Matrimônio  que  não  seja Sacramento? 
Entre os cristãos não pode haver verdadeiro Matrimônio que não seja Sacramento. 

832) Que efeitos produz o Sacramento do Matrimônio? 
O Sacramento do Matrimônio: 
1º dá um aumento da graça santificante; 
2º confere a graça especial para se cumprirem fielmente todos os deveres matrimoniais. 

836) Que intenção deve ter quem contrai Matrimônio? 
Quem contrai Matrimônio deve ter intenção: 
1º de fazer a vontade de Deus, que o chama a tal estado; 
2º de procurar nele a salvação da própria alma;" 
3º de educar cristãmente os filhos, se Deus lhos der. 

837) De que maneira se devem dispor os esposos para receber com fruto o Sacramento do Matrimônio? 
Os esposos, para receber com fruto o Sacramento do Matrimônio, devem: 
1º  encomendar-se  de  todo  o  coração  a  Deus,  para  conhecer  a  sua  vontade  e  para alcançar dEle as graças que são necessárias em tal estado; 
2º consultar os próprios pais, antes de chegar ao noivado, como o exige a obediência e o respeito devido aos mesmos; 
3º preparar-se com uma  boa confissão, até  mesmo geral, se  for necessário, de toda a vida; 
4º  evitar  toda  a  familiaridade  perigosa  de  trato  e  de  palavras,  ao  conversarem mutuamente antes de receberem este Sacramento. 

838) Quais são as principais obrigações das pessoas unidas em Matrimônio? 
As pessoas unidas em Matrimônio devem: 
1º guardar inviolada a fidelidade conjugal, e proceder sempre cristãmente em tudo; 
2º amar-se  mutuamente, suportando-se um ao outro com paciência, e  viver  em paz  e harmonia; 
3º se têm  filhos, cuidar seriamente de prover às suas  necessidades, dar-lhes educação cristã, e deixar-lhes a liberdade de escolher o estado de vida a que Deus os chamar. 

839) Que é necessário para contrair validamente o Matrimônio cristão? 
Para  contrair  validamente  o  Matrimônio  cristão  é  necessário  estar  livre  de  qualquer impedimento  matrimonial  dirimente,  e  dar  livremente  o  próprio  consentimento  ao contrato do Matrimônio na presença do próprio pároco ou de um Sacerdote devidamente autorizado, e de duas testemunhas. 

840) Que é necessário para contrair licitamente o Matrimônio cristão? 
Para  contrair  licitamente  o  Matrimônio  cristão,  é  necessário  estar  livre  dos impedimentos  matrimoniais  impedientes,  estar  instruído  nas  verdades  principais  da religião, e estar em estado de graça. Não estando em estado de graça, cometer-se-ia um sacrilégio. 

841) Que são os impedimentos matrimoniais? 
Os impedimentos matrimoniais são certas circunstâncias que tornam o matrimônio ou inválido ou ilícito. No primeiro caso chamam-se impedimentos dirimentes, no segundo impedimentos impedientes. 

842) Dai-me alguns exemplos de impedimentos dirimentes. 
Impedimentos dirimentes são, por exemplo, a consangüinidade até ao terceiro grau, o parentes coespiritual, o voto solene de castidade, a diversidade de culto entre batizados e não batizados etc. 

843) Dai-me algum exemplo de impedimento impediente. 
Impedimento impediente é, por exemplo, o voto simples de castidade etc. 

844)  São  os  fiéis  obrigados  a  manifestar  à  autoridade  eclesiástica  os  impedimentos matrimoniais que conhecem? 
Os  fiéis  são  obrigados  a  manifestar  à  autoridade  eclesiástica  os  impedimentos matrimoniais que conhecem; e é por isso que os párocos fazem as publicações, isto é, lêem os pregões dos que se vão
casar. 

845) Quem tem o poder de estabelecer impedimentos matrimoniais, de dispensar deles, e de julgar da validade do Matrimônio cristão? 
Só  a  Igreja  tem  o  poder  de  estabelecer  impedimentos  e  de  julgar  da  validade  do Matrimônio entre os cristãos, como só a Igreja pode dispensar daqueles impedimentos que Ela estabeleceu. 

846)  Por  que  só  a  Igreja  tem  o  poder  de  estabelecer  impedimentos  e  de  julgar  da validade do Matrimônio? 
Só  a  Igreja  tem  o  poder  de  estabelecer  impedimentos,  de  julgar  da  validade  do Matrimônio e de dispensar dos impedimentos que Ela própria estabeleceu, porque não se podendo separar no matrimônio cristão * contrato do Sacramento, também o contrato cai sob * alçada da Igreja, porque só a Ela conferiu Jesus Cristo * direito de promulgar leis e decisões acerca das coisas sagradas. 

847)  Pode  a  autoridade  civil  dissolver,  com  o  divórcio,  o  vínculo  do  Matrimônio cristão? 
Não.  O  vínculo  do  Matrimônio  cristão  não  pode  ser  dissolvido  pela  autoridade  civil, porque esta não pode ingerir-se em matéria de Sacramentos, nem separar o que Deus uniu. 




Código de Direito Canônico

Cân. 109 — § 1. A afinidade origina-se no matrimónio válido, mesmo não consumado, e existe entre o marido e os consanguíneos da mulher, e entre a mulher e os consanguíneos do marido.

§ 2. A afinidade conta-se de forma que os que são consanguíneos do marido sejam afins da mulher na mesma linha e grau, e vice-versa.

Cân. 1055 — § 1. O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio íntimo de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento.187 LIV. 

§ 2. Pelo que, entre baptizados não pode haver contrato matrimonial válido que não seja, pelo mesmo facto, sacramento.

Cân. 1056 — As propriedades essenciais do matrimónio são a unidade e a indissolubilidade, as quais, em razão do sacramento, adquirem particular firmeza no matrimónio cristão.

Cân. 1057 — Origina o matrimónio o consentimento entre pessoas hábeis por direito, legitimamente manifestado, o qual não pode ser suprido por nenhum poder humano.

§ 2. O consentimento matrimonial é o acto da vontade pelo qual o homem e a mulher, por pacto irrevogável, se entregam e recebem mutuamente, a fim de constituírem o matrimónio. 

Cân. 1058 — Podem contrair matrimónio todos aqueles que não estejam proibidos pelo direito.

Cân. 1059 — O matrimónio dos católicos, posto que só uma das partes seja católica, rege-se não só pelo direito divino mas também pelo direito canónico, salva a competência do poder civil sobre os efeitos meramente civis do mesmo matrimónio.

Cân. 1060 — O matrimónio goza do favor do direito; pelo que, em caso de dúvida, se há-de estar pela validade do matrimónio, até que se prove o contrário.

Cân. 1061 — O matrimónio válido entre baptizados diz-se somente rato, se não foi consumado; rato e consumado, se os cônjuges entre si realizaram de modo humano o acto conjugal de si apto para a geração da prole, ao qual por sua natureza, se ordena o matrimónio, e com o qual os cônjuges se tornam uma só carne.

§ 2. Celebrado o matrimónio, se os cônjuges tiverem coabitado, presume-se a consumação, até que se prove o contrário.

§ 3. O matrimónio inválido diz-se putativo se tiver sido celebrado de boa fé ao menos por uma das partes, até que ambas venham a certificar-se da sua nulidade.

Cân. 1062 — § 1. A promessa de matrimónio, quer unilateral quer bilateral, chamada esponsais, rege-se pelo direito particular, que tenha sido estabelecido pela Conferência episcopal, tendo em consideração os costumes e as leis civis, se existirem.

§ 2. Da promessa de matrimónio não se dá acção para pedir a celebração do matrimónio; dá-se porém para reparação dos danos, se para ela houver lugar.

Cân. 1095 — São incapazes de contrair matrimónio:
l.° os que carecem do uso suficiente da razão;
2.° os que sofrem de defeito grave de discrição do juízo acerca dos direitos LIV. IV — Do múnus santificador da Igreja e deveres essenciais do matrimónio, que se devem dar e receber mutuamente;
3° os que por causas de natureza psíquica não podem assumir as obrigações essenciais do matrimónio.

Cân. 1096 — § 1. Para que possa haver consentimento matrimonial, é necessário que os contraentes pelo menos não ignorem que o matrimónio é um consórcio permanente entre um homem e uma mulher, ordenado à procriação de filhos, me -diante alguma cooperação sexual.

Cân. 1103 — É inválido o matrimónio celebrado por violência ou por medo grave, incutido por uma causa externa, ainda que não dirigido para extorquir o consentimento, para se libertar do qual alguém se veja obrigado a contrair matrimónio.

Cân. 1134 — Do matrimónio válido origina-se entre os cônjuges um vínculo de sua natureza perpétuo e exclusivo; no matrimónio cristão, além disso, são os cônjuges robustecidos e como que consagrados por um sacramento peculiar para os deveres e dignidade do seu estado.




Minha Recomendações

Deus destinou desde a eternidade uma única mulher para cada homem, portanto o namoro e casamento não é uma coisa aleatória, existe uma a mulher perfeita para cada homem como ensina a Bíblia em Tobias: "Ela foi destinada a você desde a eternidade, e você é quem vai salvá-la. Ela irá com 
você, e eu estou certo de que lhe dará filhos, que serão como irmãos. Não se preocupe!"
O namoro e o casamento devem ser mantidos na castidade para os amantes viverem a verdadeira felicidade. A relação sexual no namoro e antes do casamento é pecado mortal. E a relação sexual depois do casamento só é permitida para a procriação. O uso de métodos anticoncepcionais é pecado mortal.
É lícito apenas o uso da tabela, relações nos dias inférteis da mulher, e somente após o casamento. Para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, a Igreja prega a abstinência sexual.