Jejum



Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
(Jesus cristo)



Bíblia Católica

Novo Testamento

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus, e perguntaram: "Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?"  Jesus respondeu: "Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar.  Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mas vinho novo se põe em barris novos e assim os dois se conservam." 

Eles foram em direção à multidão. Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se,    e disse: "Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água.    Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!"    Jesus respondeu: "Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui."  Então Jesus ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado. 

Os discípulos se aproximaram de Jesus, e lhe perguntaram em particular: "Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?"  Jesus respondeu: "É porque vocês não têm bastante fé. Eu garanto a vocês: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’, e ela irá. E nada será impossível para vocês.  Somente oração e jejum podem expulsar esse tipo de demônio." 

Certo dia, eles estavam fazendo uma reunião litúrgica com jejum, e o Espírito Santo disse: "Separem para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei."   Então eles jejuaram e rezaram; depois impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e se despediram deles. 




Antigo Testamento

Vale mais a oração com jejum e a esmola com justiça, do que a riqueza adquirida com a injustiça.

O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando 
você.  

Rasguem o coração, e não as roupas -* Pois agora - oráculo de Javé - voltem para mim de todo o coração, fazendo jejum, choro e lamentação. Rasguem o coração, e não as roupas! Voltem para Javé, o Deus de vocês, pois ele é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor, e se arrepende das ameaças.   





Mensagens da Rainha da Paz:

Deveis proteger-vos com o jejum e a oração: sobretudo a oração comunitária. Andai com imagens benzidas. Ponde-as em vossas casas, e voltai ao uso da água benta.

Quero que nestes dias o mundo reze a Meu lado o mais possível. Que as pessoas façam um jejum rígido 4ª e 6ª feira. Enfim, que todos rezem todos os dias pelo menos o Rosário: os mistérios Gozosos, os Dolorosos e Gloriosos.

 EU os convido novamente à renúncia, à oração e ao jejum. Os convido a fim de que a vida para a sua alma seja a EUCARISTIA. Eu os convido a serem os MEUS APÓSTOLOS DA LUZ.

Queridos filhos! Hoje os convido a renovar a oração e o jejum com mais entusiasmo ainda, até que a oração se torne  alegria para  vocês.  Filhinhos, quem  reza  não tem  medo  do futuro e  quem  jejua não  tem  medo do  mal.

Repito-lhes ainda  uma vez: somente com  a oração e o  jejum podem-se parar as  guerras - as guerras  de sua incredulidade e de seu medo do futuro.

Também hoje os convido a rezarem e a jejuarem pela paz. Como já disse, filhinhos, novamente lhes repito: somente com a oração e o jejum podem-se também deter as guerras. A paz é um dom precioso de Deus. Procurem-na, peçam e a receberão. Falem da paz e levem a paz em seus corações. Cuidem da paz como de uma flor que necessita de   água, ternura e luz. Sejam aqueles que levam a  paz aos outros. 

“Queridos filhos! Hoje, mais uma vez, convido-os à oração, a fim de que vocês se preparem para a vinda de Jesus através da oração, do jejum e de pequenos sacrifícios.

“Queridos filhos! Também hoje convido-os ao jejum e à renúncia. Filhinhos, renunciem àquilo que os impede de estar mais próximos de Jesus. 

“Queridos filhos! Hoje, convido-os a se aproximarem do meu Imaculado Coração. Convido-os a renovarem, em suas famílias, o fervor dos primeiros dias, quando os convidei ao jejum, à oração e à conversão.

“Queridos filhos! Também hoje os convido à oração. Filhinhos, sejam alegres portadores da paz e do amor neste mundo sem paz. Por meio do jejum e da oração, testemunhem que são meus e que vivem minhas mensagens. Rezem e busquem!

“Apresento-Me aqui como 'A Rainha da Paz'. Convido-os novamente à paz, ao jejum e à oração. Renovem a oração familiar e recebam minha bênção. ”

“Queridos filhos! Hoje desejo abrir-lhes meu Coração materno e convidar todos vocês a rezarem pelas minhas intenções. Desejo renovar a oração com vocês e convidá-los ao jejum, que desejo oferecer a meu Filho Jesus pela chegada de um tempo novo - um tempo de primavera. 

“Queridos filhos! Hoje os convido a renovar a oração e o jejum com mais entusiasmo ainda, até que a oração se torne alegria para vocês. Filhinhos, quem reza não tem medo do futuro e quem jejua não tem medo do mal. Repito-lhes ainda uma vez: somente com a oração e o jejum podem-se parar as guerras - as guerras de sua incredulidade e de seu medo do futuro. 

“Queridos filhos! Também hoje os convido a rezarem e a jejuarem pela paz. Como já disse, filhinhos, novamente lhes repito: somente com a oração e o jejum podem-se também deter as guerras. A paz é um dom precioso de Deus. Procurem-na, peçam e a receberão. 

Queridos filhos, como Mãe, venho a vós com dons, venho com amor e misericórdia. Queridos filhos, em Mim está um coração grande. Desejo que nele estejam todos os vossos corações, purificados com o jejum e a oração. 

“Queridos filhos! Desejo agradecer-lhes, de coração, por suas renúncias quaresmais. Desejo animá-los a continuarem vivendo o jejum com um coração aberto. Filhinhos, com o jejum e a renúncia, serão mais fortes na fé.

Dai-me os vossos corações simples, purificados com jejum e oração. 

Por isto, filhinhos, armem-se com a oração e o jejum a fim de que estejam conscientes do quanto Deus os ama e façam a vontade de Deus. 

“Queridos filhos! Hoje, EU chamo vocês, com jejum e oração, a limpar o caminho pelo qual MEU FILHO entrará em seus corações. Aceitem-ME como Mãe e como uma mensageira do amor de Deus e de Seu desejo pela sua salvação.

Que a oração e o jejum abram os seus corações e os ajudem a descobrir o Pai Celestial através de Meu Filho. 

 Possam o jejum e a oração dar a vocês força e Eu os abençôo com a Minha Benção Materna em Nome do PAI, e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.

“Queridos filhos! Hoje EU chamo vocês a rezar pelas Minhas intenções. Renovem o jejum e a oração porque satanás é astuto e atrai muitos corações ao pecado e à perdição.

Por meio de jejum e oração, vocês estao abrindo o caminho para que Eu peça a Meu Filho que esteja ao lado de vocês, para que o Nome Dele seja santificado por seu intermédio.

Através da confissão, do jejum e da oração, Eu os guiarei. Sem medida é o Meu amor. 

Rezem pelos seus pastores para que através de sua oração e jejum, eles possam guiar vocês no amor. Obrigada.

 Que a oração e o jejum os fortaleça nas suas vidas do modo que o PAI CELESTE deseja; que vocês sejam os MEUS APÓSTOLOS da fé e do amor, que a vida de vocês abençoe aqueles os quais vocês encontrem; que vocês sejam uma só pessoa com o PAI CELESTE e com o MEU FILHO.

 Eu desejo conduzi-los em direção a liberdade prometida por MEU FILHO, porque EU desejo que aqui realize-se em plenitude a vontade de DEUS a fim de que através da reconciliação com o PAI CELESTE, através do jejum e da oração, nasçam apóstolos do amor de DEUS. 

Para poder fazer isto, filhos Meus, vocês devem, através da oração e do jejum escutar com o coração e aprender a submeterem-se. Devem aprender a recusar tudo aquilo que os distancia da palavra de Deus e a desejarem somente aquilo que os aproxima.

Vocês se sobrepõem a isto com um coração purificado pelo jejum, oração, penitência e pelo Evangelho. Esta é a única Verdade, e é a Verdade que MEU FILHO deixou para vocês.

Possam o jejum e a oração dar a vocês força e Eu os abençoo com a Minha Benção Materna em Nome do PAI, e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. 

Que a oração e o jejum abram os seus corações e os ajudem a descobrir o Pai Celestial através de Meu Filho.



Catecismo da Igreja Católica

Jesus confirma doutrinas partilhadas por esta elite religiosa do povo de Deus: a ressurreição dos mortos (353) formas de piedade (esmola, jejum e oração (354)) e o hábito de se dirigir a Deus como Pai, o carácter central do mandamento do amor de Deus e do próximo (355).

1387. Para se prepararem convenientemente para receber este sacramento (Eucaristia), os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja (222). A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo Se torna nosso hóspede.

1434. A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A Escritura e os Padres insistem sobretudo em três formas: o jejum, a oração e a esmola que exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros. 

1438. Os tempos e os dias de penitência no decorrer do Ano Litúrgico (tempo da Quaresma, cada sexta feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja (31). Estes tempos são particularmente apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias como o jejum e a esmola, a partilha fraterna (obras caritativas e missionárias).

1969. A Lei nova pratica os actos da religião: a esmola, a oração, o jejum, ordenando-os para «o Pai que vê no segredo», ao contrário do desejo «de ser visto pelos homens» (25). 

2043. O quarto preceito («Guardar abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja») assegura os dias de ascese e de penitência que nos preparam para as festas litúrgicas e contribuem para nos fazer adquirir domínio sobre os nossos instintos e a liberdade do coração (89).

493) Que nos manda o quarto preceito da Igreja com as palavras jejuar e abster-se de carne quando manda a Santa Madre Igreja? 
O quarto preceito da Igreja: jejuar e abster-se de carne quando manda a Santa Madre Igreja, manda-nos que jejuemos e nos abstenhamos de carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa; e que nos abstenhamos de carne em todas as sextas-feiras do ano. Esta abstinência pode ser comutada por outra obra pia, a juízo do Bispo Diocesano. 

494) Em que consiste o jejum? 
O  jejum  consiste  em  tomar  uma  só  refeição,  durante  o  dia,  e  em  não  comer  coisas proibidas. 

495)  Nos  dias  de  jejum,  além  da  única  refeição,  é  proibido  tomar  qualquer  outro alimento? 
Nos  dias  de  jejum,  a  Igreja  permite  uma  pequena  parva  pela  manhã,  e  uma  ligeira refeição à noite, ou, então, cerca do meio-dia, quando se deixa para a tarde a refeição maior. 

496) Para que serve o jejum? 
O jejum serve para nos dispor melhor para a oração, para fazer penitência dos pecados cometidos, e para nos preservar de cometer outros novos. 

497) Quem é obrigado a jejuar? 
São obrigados a  jejuar todos os cristãos, desde os vinte e um anos completos até aos sessenta começados, se não estão dispensados ou escusados por legitimo impedimento. A abstinência começa a obrigar aos catorze anos. 

498) Estão também dispensados de toda a  mortificação os que não estão obrigados a jejuar? 
Os  que  não  estão  obrigados  a  jejuar,  nem  por  isso  estão  dispensados  de  toda  a mortificação, porque todos temos obrigação de fazer penitência. 

499) Para que fim foi instituída a Quaresma? 
A  Quaresma  foi  instituída  a  fim  de  imitarmos,  de  algum  modo,  o  rigoroso  jejum  de quarenta dias que Jesus  Cristo observou no deserto, e a  fim de  nos prepararmos, por meio da penitência, para celebrar santamente a festa da Páscoa. 

500) Qual o fim do jejum do Advento? 
O  jejum  do  Advento  foi  instituído  para  nos  dispor  a  celebrar  santamente  a  festa  do Natal. 501) Para que foi instituído o jejum das Quatro Têmporas? 
O  jejum  das  Quatro  Têmporas  foi  instituído  para  consagrar  cada  uma  das  quatro estações do ano com a penitência de alguns dias; para pedir a Deus a conservação dos frutos da terra; para Lhe dar graças pelos frutos já concedidos, e para Lhe pedir que dê à sua Igreja santos ministros, que são ordenados nos sábados das Quatro Têmporas. 

502) Para que foi instituído o jejum das vigílias? 
O jejum das vigílias foi instituído a fim de nos prepararmos para celebrar santamente as festas principais. 

503) Que nos proíbe a Santa Igreja nos dias de jejum e abstinência? 
Quando a pessoa não está legitimamente dispensada, deve no dia de jejum e abstinência tornar uma só refeição plena, podendo fazer duas outras pequenas, uma pela manhã e outra à tarde, que evite grave dano, como, por exemplo, uma forte dor de cabeça. Nos dias de abstinência, proíbe o uso da carne e do caldo de carne. 

504) Por que a Igreja quer que nos abstenhamos de comer carne a sexta-feira? 
A fim de que façamos penitência todas as semanas, e sobretudo à sexta-feira, em honra da Paixão de Jesus Cristo. 

ara fazer uma comunhão bem feita, são necessárias três coisas: 
1º estar em estado de graça; 
2º estar em jejum desde uma hora antes da comunhão; 
3º saber o que se vai receber e aproximar-se da sagrada Comunhão com devoção. 

631) Em que consiste o jejum eucarístico? 
O  jejum  eucarístico  consiste  em  abster-se  de  qualquer  espécie  de  comida  ou  bebida, exceto a água natural, que, na atual disciplina eucarística, não quebra o jejum. 

633) Quem não está em jejum, pode comungar alguma vez? 
Comungar sem estar em jejum é permitido aos doentes que estão em perigo de morte, e aos  que  sofrem  com  enfermidades  prolongadas.  A  comunhão  feita  pelos  doentes  em perigo de morte chama-se Viático, porque os sustenta na viagem que eles fazem desta vida à eternidade. 

782) Quais são as obras de penitência? 
As obras de penitência podem reduzir-se a três espécies: à oração, ao jejum, à esmola. 

784) Que se entende por jejum? 
Por jejum entende-se toda a espécie de mortificação. 




Código de Direito Canônico

Cân. 1249 — Todos os fiéis, cada qual a seu modo, por lei divina têm obrigação de fazer penitência; para que todos se unam entre si em alguma observância comum  de  penitência,  prescrevem-se  os  dias  de  penitência  em  que  os  fiéis  de modo especial se dediquem à oração, exercitem obras de piedade e de caridade, se abneguem a si mesmos, cumprindo mais fielmente as próprias obrigações e sobretudo observando o jejum e a abstinência, segundo as normas dos cânones seguintes.

Cân. 1250 — Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.

Cân. 1251 — Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cân. 1252 — Estão obrigados à lei da abstinência os que completaram catorze anos de idade; à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade até terem começado os sessenta anos. Todavia os pastores de almas e os pais procurem que, mesmo aqueles que, por motivo de idade menor não estão obrigados à lei da abstinência e do jejum, sejam formados no sentido genuíno da penitência.

Cân. 1253 — A Conferência episcopal pode determinar mais pormenorizadamente a observância do jejum e da abstinência, e bem assim substituir outras formas de penitência, sobretudo obras de caridade e exercícios de piedade, no todo ou em parte, pela abstinência ou jejum.

3. O jejum é a forma de penitência que consiste na privação de alimentos. 
Na disciplina tradicional da Igreja, a concretização do jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição, embora não se excluísse que pudessem tomar-se alimentos ligeiros às horas das outras refeições.
Ainda que convenha manter-se esta forma tradicional de jejuar, contudo os fiéis poderão cumprir o preceito do jejum, privando-se de uma quantidade ou qualidade de alimentos ou bebidas que constituem verdadeira privação ou penitência.

4. A abstinência, por sua vez, consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre. A sua concretização na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. Será muito aconselhável manter esta forma de abstinência, particularmente nas sextas-feiras da Quaresma. Mas poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendiosos ou da especial preferência de cada um.
Contudo, devido à evolução das condições sociais e do género de alimentação, aquela concretização pode não bastar para praticar a abstinência como acto penitencial. Lembrem-se os fiéis de que o essencial do espírito da abstinência é o que dizemos acima, ou seja, a escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento. Só assim a abstinência será privação e se revestirá de carácter penitencial.

5. O jejum e a abstinência são obrigatórios em Quarta-Feira de Cinzas e em Sexta-Feira Santa.

6. A abstinência é obrigatória, no decurso do ano, em todas as sextas-feiras que não coincidam com dias enumerados entre as solenidades (cf. C.D.C. cân. 1251). 
Esta forma de penitência reveste-se, no entanto, de significado especial nas sextas-feiras da Quaresma.

7. O preceito da abstinência obriga os fiéis a partir dos 14 anos completos.
O preceito do jejum obriga os fiéis que tenham feito 18 anos até terem completado os 59.
Aos que tiverem menos de 14 anos, deverão os pastores de almas e os pais procurar atentamente formá-los no verdadeiro sentido de penitência, sugerindo-lhes outros modos de a exprimirem.

8. As presentes determinações sobre o jejum e a abstinência, apenas se aplicam em condições normais de saúde, estando os doentes, por conseguinte, dispensados da sua observância.




Papa Francisco

O jejum ajuda-nos a ter em forma o espírito; leva-nos a dar o justo valor às coisas; recorda-nos que a vida não deve estar submetida ao cenário passageiro deste mundo.




Minhas Recomendações
É bom jejuar duas vezes por semana nas quartas e sextas feiras 
conforme as recomendações da Virgem Maria de Medjugorje.
O jejum deve ser consagrado a Deus como penitência dos pecados cometidos.
O jejum deve ser acompanhado por orações e com o santo rosário. 
Recitar todas as vezes que jejuar: Oh Jesus! pelo seu amor e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. perdão!
É obrigatório abster-se de carna todas as sextas feiras do ano com exceção das sextas feiras de festas conforme manda a santa Igreja Católica.
Lembrar sempre do que Jesus Cristo disse: Somente oração e jejum podem expulsar esse tipo de demônio."