Virgindade

  Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
(Jesus Cristo)


Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. 
Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José.
(Novo Testamento)

A mulher solteira e a virgem cuidam das coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e espírito. 
Conserve-se puro. 
Tudo é puro para os puros.
(Atos dos Apóstolos)



Bíblia Católica

Novo Testamento

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco." Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus.

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré.  Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria.  O anjo entrou onde ela estava, e disse: "Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!"  Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer.  O anjo disse: "Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus.  Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus.  Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim."  Maria perguntou ao anjo: "Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?"  O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus.  Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida.  Para Deus nada é impossível."  Maria disse: "Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." E o anjo a deixou.




Atos dos Apóstolos

Se uma virgem se casar, não estará cometendo pecado. No entanto essas pessoas terão que suportar fardos pesados, e eu desejaria poupar vocês.

Assim também, a mulher solteira e a virgem cuidam das coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e espírito. 

Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. 

Conserve-se puro. 

Fuja das paixões da juventude; siga a justiça e a fé, o amor e a paz com aqueles que invocam de coração puro o nome do Senhor. 

Tudo é puro para os puros.

Todo aquele que deposita essa esperança em Jesus se purifica, para ser puro como Jesus é puro.  




Antigo Testamento

Ele ainda não havia acabado de falar, quando chegou Rebeca, filha de Batuel, filho de Melca, a mulher de Nacor, irmão de Abraão. Ela carregava um balde no ombro.  Era uma jovem muito bela e virgem; não tinha tido relação com nenhum homem. 

Se alguém seduzir uma virgem solteira e se deitar com ela, pagará o dote e se casará com ela.  Se o pai dela não quiser dá-la, o sedutor pagará em dinheiro, conforme o dote das virgens.

O sumo sacerdote, escolhido entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção e foi consagrado com a investidura das vestes sagradas, não andará despenteado nem esfarrapado.  Não se aproximará de nenhum cadáver, porque não deverá tornar-se impuro, nem mesmo por seu pai ou por sua mãe;  não sairá do santuário e não profanará o santuário do seu Deus, porque está consagrado com o óleo da unção do seu Deus. Eu sou Javé.  Ele tomará por esposa uma virgem;  não se casará com viúva ou com mulher repudiada, desonrada ou prostituta, mas se casará com uma virgem do seu povo,  para não profanar seus filhos no meio do povo, porque eu sou Javé, que o santifico".

Casei-me com esta mulher mas, quando me aproximei dela, descobri que não era virgem’,  o pai e a mãe da jovem pegarão a prova da virgindade dela e levarão a prova aos anciãos da cidade para que julguem o caso. 

Amnon chegou a ponto de ficar doente por causa de sua irmã Tamar, pois ela era virgem e ele viu que era impossível fazer alguma coisa com ela.  

Não fixe o olhar numa virgem, para não ser castigado com ela.  

A filha é para o pai uma preocupação secreta, e o cuidado por ela tira o sono dele: quando jovem, que ela não passe do tempo de se casar e, quando casada, que não seja repudiada;  se é virgem, que não seja violada...

Volte, ó virgem de Israel, volte para as cidades que são suas. 

Os sacerdotes não se casarão com viúva ou repudiada, mas somente com virgem da descendência de Israel. 




Virgem Maria de Medujorje

Eu sou a Bem-aventurada Virgem Maria.

Consagrai-vos ao meu  Coração Imaculado. Abandonai-vos totalmente a  mim e eu os protegerei e  rezarei ao Espírito Santo para que ele se derrame sobre vós. Invocai-o também vós.”

Eu os convido a consagrar-Me a sua vida, com amor, de modo que possa guiá-los com amor. Eu os amo com um amor especial, queridos filhos, e desejo conduzi-los todos ao Céu, a Deus. 

Convido, de maneira especial, aqueles que se consagraram ao Meu Imaculado Coração a se tornarem exemplo para os outros. 





Catecismo da Igreja Católica

A sua realização mais perfeita é a da Virgem Maria.

148. A Virgem Maria realiza, do modo mais perfeito, a «obediência da fé». Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazidos pelo anjo Gabriel, acreditando que «a Deus nada é impossível» (Lc 1, 37) (9) e dando o seu assentimento: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Isabel saudou-a: «Feliz aquela que acreditou no cumprimento de quanto lhe foi dito da parte do Senhor» (Lc 1, 45). É em virtude desta fé que todas as gerações a hão-de proclamar bem-aventurada (10).

E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem.

499. O aprofundamento da fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real e perpétua de Maria (162), mesmo no parto do Filho de Deus feito homem (163). Com efeito, o nascimento de Cristo «não diminuiu, antes consagrou a integridade virginal» da sua Mãe (164).

506. Maria é virgem, porque a virgindade é nela o sinal da sua fé, «sem a mais leve sombra de dúvida» (177) e da sua entrega sem reservas à vontade de Deus (178).

E também ela é virgem, pois guarda fidelidade total e pura ao seu esposo» (181).

721. Maria, a santíssima Mãe de Deus, sempre virgem, é a obra-prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo. 

922. Já desde os tempos apostólicos, apareceram virgens (475) e viúvas cristãs (476), chamadas pelo Senhor a unirem-se a Ele sem partilha, numa maior liberdade de coração, de corpo e de espírito, que tomaram a decisão, aprovada pela Igreja, de viver, respectivamente, no estado de virgindade ou de castidade perpétua, «por amor do Reino dos céus» (Mt 19, 12).

923. As virgens, «emitindo o santo propósito de seguir mais de perto a Cristo, são consagradas a Deus pelo Bispo diocesano segundo o rito litúrgico aprovado, desposam-se misticamente com Cristo Filho de Deus e dedicam-se ao serviço da Igreja» (477). Por este ritual solene (consecratio virginum – consagração das virgens), a «virgem é constituída como pessoa consagrada, sinal transcendente do amor da Igreja a Cristo, imagem escatológica da Esposa celeste e da vida futura» (478).

924. «Próxima das outras formas de vida consagrada» (479), a ordem das virgens estabelece a mulher que vive no mundo (ou a monja) na oração, na penitência, no serviço dos seus irmãos e no trabalho apostólico, segundo o estado e carismas respectivos concedidos a cada uma (480). As virgens consagradas podem associar-se para observarem mais fielmente os seus propósitos (481).

1618. Cristo é o centro de toda a vida cristã. A união com Ele prevalece sobre todas as outras, quer se trate de laços familiares, quer sociais (126). Desde o princípio da Igreja, houve homens e mulheres que renunciaram ao grande bem do matrimónio, para seguirem o Cordeiro aonde quer que Ele vá (127), para cuidarem das coisas do Senhor, para procurarem agradar-Lhe para saírem ao encontro do Esposo que vem (128). O próprio Cristo convidou alguns a seguirem-n'O neste modo de vida, de que Ele é o modelo:

«Há eunucos que nasceram assim do seio materno; há os que foram feitos eunucos pelos homens; e há os que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder entender, entenda!» (Mt 19, 12).

1619. A virgindade por amor do Reino dos céus é um desenvolvimento da graça baptismal, um sinal poderoso da preeminência da união com Cristo e da espera fervorosa do seu regresso, um sinal que lembra também que o matrimónio é uma realidade do tempo presente, que é passageiro (130).

1620. Quer, o sacramento do Matrimónio, quer a virgindade por amor do Reino de Deus, vêm do próprio Senhor. É Ele que lhes dá sentido e concede a graça indispensável para serem vividos em conformidade com a sua vontade (131). A estima pela virgindade por amor do Reino (132) e o sentido cristão do matrimónio são inseparáveis e favorecem-se mutuamente:

«Denegrir o Matrimónio é, ao mesmo tempo, diminuir a glória da virgindade: enaltecê-lo é realçar a admiração devida à virgindade [...] Porque, no fim de contas, o que só em comparação com um mal parece bom, não pode ser um verdadeiro bem: mas o que ainda é melhor do que bens incontestados, esse é que é o bem por excelência» (133)

Os pais devem acolher e respeitar, com alegria e acção de graças, o chamamento que o Senhor fizer a um dos seus filhos, para O seguir na virgindade pelo Reino, na vida consagrada ou no ministério sacerdotal.

2349. «A castidade deve qualificar as pessoas segundo os seus diferentes estados de vida: uns, na virgindade ou celibato consagrado...

«Existem três formas da virtude da castidade: uma, das esposas: outra, das viúvas; a terceira, da virgindade. Não louvamos uma com exclusão das outras. [...] É nisso que a disciplina da Igreja é rica» (100).

94) É de fé que Maria foi sempre Virgem? 
Sim,  é  de  fé  que  Maria  Santíssima  foi  sempre  Virgem,  e  é  chamada  a  Virgem  por excelência. 




Código de Direito Canônico

O que Deus benigníssimo se digne conceder pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e do seu esposo S. José...

§ 4. Honrem com culto especial, mesmo com o rosário mariano, a virgem Mãe de Deus, exemplo e protecção de toda a vida consagrada.

E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. 





Minhas Observações

Quem perdeu a virgindade contra a castidade sofre com tentações do demônio dia e noite.

O demônio quer que você perca a virgindade contra a castidade para depois acusá-lo de impureza e para que você nunca mais se perdoe.

Você deve consagrar a sua virgindade a Deus e  viver para sempre na pureza da virgindade todos os dias como a Virgem Maria fez.