(Jesus Cristo)
(Atos dos Apóstolos)
Bíblia Católica
Novo Testamento
Os túmulos se abriram e muitos santos falecidos ressuscitaram.
Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia.
Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus.
Fez aparecer uma força de salvação na casa de Davi, seu servo; conforme tinha anunciado desde outrora pela boca de seus santos profetas.
Agora nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus.
Porque não me abandonarás na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção.
Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.
Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade...
Dirigimo-nos àqueles que foram santificados em Jesus Cristo e chamados a ser santos...
Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor.
Deus não manifestou esse mistério para as gerações passadas da mesma forma com que o revelou agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: em Jesus Cristo, por meio do Evangelho, os pagãos são chamados a participar da mesma herança, a formar o mesmo corpo e a participar da mesma promessa.
Agora, porém, com a morte que Cristo sofreu em seu corpo mortal, Deus reconciliou vocês, para torná-los santos, sem mancha e sem reprovação diante dele. Isso tudo, sob a condição de que vocês permaneçam alicerçados e firmes na fé, sem se deixarem afastar da esperança no Evangelho que vocês ouviram, e que foi anunciado a toda criatura que vive debaixo do céu.
Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. E acima de tudo, vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição.
Vocês são testemunhas, e o próprio Deus também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vocês que acreditam.
Nesse dia, o Senhor virá para ser glorificado na pessoa de seus santos e para ser admirado em todos aqueles que acreditaram.
Por isso, irmãos santos, vocês participam de um chamado que vem do céu; por isso, fixem bem a mente em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da fé que nós professamos.
Deus não é injusto para esquecer o trabalho de vocês e o amor que vocês demonstram pelo nome dele, já que vocês prestaram serviço aos santos e ainda estão servindo.
Pelo contrário, assim como é santo o Deus que os chamou, também vocês tornem-se santos em todo o comportamento, porque a Escritura diz: "sejam santos, porque eu sou santo."
Nas duas procurei despertar com alguns conselhos o pensamento sadio de vocês, a fim de que lembrem as palavras dos santos profetas de outrora e o mandamento que o Senhor e Salvador confiou aos seus apóstolos.
Cada um tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos Anjos e diante do Cordeiro.
Reparei que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus.
Alegre-se, ó céu, por causa dela, e vocês também, santos, apóstolos e profetas, pois Deus a julgou com justiça!"
Feliz e santo aquele que participa da primeira ressurreição!
O santo, continue a se santificar! Eis que venho em breve, e comigo trago o salário para retribuir a cada um conforme o seu trabalho. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o último, o Princípio e o Fim.
Antigo Testamento
Javé falou a Moisés: "Diga a toda a comunidade dos filhos de Israel: Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês, sou santo.
Quanto a vocês, santifiquem-se e sejam santos, porque eu sou Javé, o Deus de vocês.
Sejam santos para mim, porque eu, Javé, sou santo. Eu separei vocês de todos os povos, para que vocês pertençam a mim.
Eu sou Javé, o Deus de vocês. E vocês foram santificados e se tornaram santos, porque eu sou santo. Portanto, não se tornem impuros...
Você tratará o sacerdote como santo, porque ele é o encarregado de oferecer o alimento do seu Deus. Ele será santo para você, porque eu, Javé que santifico vocês, sou santo.
Na frente, vai o favorito dos povos, à sua direita seguem os guerreiros e com a esquerda ele dirige seus santos.
Eliseu entrava para comer. A mulher disse ao marido: "Olhe, esse homem que está sempre em nossa casa é um santo homem de Deus.
Que a grandeza do teu braço quebre aqueles que blasfemaram contra o teu povo santo".
Muita gente vê isso, mas não compreende nada; não reflete que a graça e a misericórdia de Deus são para os seus escolhidos, e a proteção dele é para os seus santos.
Por que ele agora é considerado entre os filhos de Deus e participa da herança dos santos?
Os que observam santamente a santa vontade dele, serão declarados santos.
Na sabedoria há um espírito inteligente, santo, único...
Deu aos santos a recompensa pelos sofrimentos que tinham passado, e os guiou por um caminho maravilhoso.
Para os teus santos, porém, havia plena luz.
Os filhos santos dos justos ofereciam sacrifícios às escondidas e, de comum acordo, estabeleceram esta lei divina: os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e perigos.
Escutem-me, filhos santos, e cresçam como roseira plantada à beira d’água corrente.
Seus caminhos são retos para os homens santos, mas para os injustos estão cheios de obstáculos.
De fato, Deus fez surgir de Jacó um homem de bem, que foi estimado por todos, amado por Deus e pelos homens: foi Moisés, cuja lembrança é uma bênção. Deus o tornou glorioso como os santos e o engrandeceu, provocando temor entre os inimigos.
O Senhor elevou Aarão, santo como Moisés, seu irmão da tribo de Levi. Estabeleceu com ele uma aliança eterna e lhe entregou o sacerdócio do povo.
"As quatro feras enormes são os quatro reinos que surgirão na terra, mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre".
E chegou a hora, quando os santos tomaram posse do reino.
Então virá Javé meu Deus e todos os santos com ele.
Por isso, queridos filhos, rezem e transformem, todos os dias, a sua vida, a fim de se tornarem santos.
Queridos filhos: Vocês sabem que Eu desejo guiá-los pelo caminho da santidade. Mas Eu não posso obrigá-los, a força, a ser santos. Eu desejo que cada um de vocês Me ajude e ajude a si mesmo com os seus pequenos sacrifícios, a fim de que Eu possa guiá-los para estarem, a cada dia, mais próximos da santidade. É por isso, queridos filhos, que Eu não desejo nem mesmo constrangê-los a viver as mensagens, mas esse longo tempo que estou com vocês é sinal de que Eu os amo imensamente. Eu desejo que cada um de vocês se torne santo. Obrigada por terem atendido a Meu chamado.
Queridos filhos: Eu lhes peço para acolher, a partir de hoje, o caminho da santidade. Eu os amo e, por isso, desejo que sejam santos. Não quero que Satanás os impeça de caminhar por tal estrada. Queridos filhos, rezem e acolham tudo aquilo que Deus lhes oferece nesse caminho, que é doloroso. Para quem começa a percorrê-lo, no entanto, Deus revela toda a sua doçura, de tal modo que responderá, voluntariamente, a cada uma de suas chamadas. Não dêem importância às pequenas coisas (desta Terra). Busquem o Céu! Obrigada por terem atendido a Meu chamado.
Queridos filhos: Deus deseja torná-los santos. Por isso, Ele os convida, por Meu intermédio, ao abandono total. Que a Santa Missa seja vida para vocês. Procurem compreender que a igreja é a casa de Deus, o lugar onde Eu os reúno e onde desejo mostrar para vocês o caminho que conduz a Deus. Venham e rezem! Não fiquem observando os outros e não os critiquem. Que a sua vida seja, ao invés, um testemunho no caminho da santidade.
Satanás quer destruir tudo o que é santo em vocês e ao redor de vocês.
Desejo que cada um de vocês medite e leve a paz em seu coração e diga: Eu desejo colocar Deus em primeiro lugar na minha vida!. É assim, filhinhos, que cada um de vocês se tornará santo.
Aprendam, na oração, a amar tudo o que é santo. Imitem a vida dos santos, para que eles sejam um estímulo e mestres na estrada da santidade.
Imitem a vida dos santos, e que eles sejam um exemplo para vocês.
Filhinhos, vocês não são suficientemente santos e não irradiam a santidade para os outros, então rezem, rezem, rezem e trabalhem por sua conversão pessoal, para que sejam um sinal do amor de Deus para todos.
61. Os patriarcas, os profetas e outras personagens do Antigo Testamento foram, e serão sempre, venerados como santos em todas as tradições litúrgicas da Igreja.
Guiado pelo Magistério da Igreja, o sentir dos fiéis sabe discernir e guardar o que nestas revelações constitui um apelo autêntico de Cristo ou dos seus santos à Igreja.
«A Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo em que acredita» (43). «Afirmações dos santos Padres testemunham a presença vivificadora desta Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante» (44).
93. «Com este sentido da fé, que se desperta e sustenta pela acção do Espírito de verdade, o povo de Deus, sob a direcção do sagrado Magistério [...] adere indefectivelmente à fé, uma vez por todas confiada aos santos; penetra-a mais profundamente com juízo acertado e aplica-a mais totalmente na vida» (59).
Assim, os milagres de Cristo e dos santos (22), as profecias, a propagação e a santidade da Igreja, a sua fecundidade e estabilidade «são sinais certos da Revelação, adaptados à inteligência de todos» (23)
171. A Igreja, que é «coluna e apoio da verdade» (1 Tm 3, 15), guarda fielmente a fé transmitida aos santos de uma vez por todas (49).
O céu tem de O conservar até à altura da restauração universal, que Deus anunciou pela boca dos seus santos profetas de outrora» (Act 3, 19-21).
785. «O povo santo de Deus participa também da função profética de Cristo», sobretudo pelo sentido sobrenatural da fé, que é o de todo o povo, leigos e hierarquia, quando «adere indefectivelmente à fé transmitida aos santos de uma vez por todas»...
A Igreja é una com Cristo. Os santos têm desta unidade uma consciência muito viva.
A Igreja é, pois, «o povo santo de Deus» (295), e os seus membros são chamados «santos» (296).
828. Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está nela, e ampara a esperança dos fiéis, propondo-lhes os santos como modelos e intercessores (308). «Os santos e santas foram sempre fonte e origem de renovação nos momentos mais difíceis da história da Igreja (309)». «A santidade é a fonte secreta e o padrão infalível da sua actividade apostólica e do seu dinamismo missionário» (310).
«O Reino de Deus» (384), que veio até nós na Pessoa de Cristo e que cresce misteriosamente no coração dos que n'Ele estão incorporados, até à sua plena manifestação escatológica. Então, todos os homens por Ele resgatados e n' Ele tornados «santos e imaculados na presença de Deus no amor» (385), serão reunidos como o único povo de Deus
Nos santos brilha a sua (Igreja) santidade; em Maria, ela (Igreja) é já totalmente santa.
946. Depois de ter confessado «a santa Igreja Católica», o Símbolo dos Apóstolos acrescenta «a comunhão dos santos». Este artigo é, em certo sentido, uma explicitação do anterior: pois «que é a Igreja senão a assembleia de todos os santos?» (505). A comunhão dos santos é precisamente a Igreja.
947. «Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem duns é comunicado aos outros [...]. E assim, deve-se acreditar que existe uma comunhão de bens na Igreja. [...] Mas o membro mais importante é Cristo, que é a Cabeça [...]. Assim, o bem de Cristo é comunicado a todos os membros, comunicação que se faz através dos sacramentos da Igreja» (506). «Como a Igreja é governada por um só e mesmo Espírito, todos os bens por ela recebidos tornam-se necessariamente um fundo comum» (507).948. A expressão «comunhão dos santos» tem, portanto, dois significados estreitamente ligados: «comunhão nas coisas santas, sancta», e «comunhão entre as pessoas santas, sancti».
«Sancta sanctis! (O que é santo, para aqueles que são santos)». Assim proclama o celebrante na maior parte das liturgias orientais, no momento da elevação dossantos Dons antes do serviço da comunhão. Os fiéis (sancti) são alimentados pelo Corpo e Sangue de Cristo (sancta), para crescerem na comunhão do Espírito Santo (Koinônia) e a comunicarem ao mundo.
948. A expressão «comunhão dos santos» tem, portanto, dois significados estreitamente ligados: «comunhão nas coisas santas, sancta», e «comunhão entre as pessoas santas, sancti».
A comunhão dos santos é a comunhão dos sacramentos [...]
«Feliz esperança» (Tt 2, 13) do regresso do Senhor, que virá «para ser glorificado nos seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado» (2 Ts 1, 10).
1173. Quando a Igreja, no ciclo anual, faz memória dos mártires e dos outros santos, «proclama o mistério pascal» realizado naqueles homens e mulheres que «sofreram com Cristo e com Ele foram glorificados, propõe aos fiéis os seus exemplos, que a todos atraem ao Pai por Cristo, e implora, pelos seus méritos, os benefícios de Deus» (51).
Através das imagens sagradas da Santa Mãe de Deus, dos anjos e dos santos, veneramos as pessoas que nelas vemos representadas.
«Aos filhos de Abraão fizestes atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho, para que esse povo, liberto da escravidão, fosse a imagem do povo santo dos baptizados» (15).
A intercessão dos santos e a prática da caridade «que cobre uma multidão de pecados» (1 Pe 4, 8).
1474. O cristão que procura purificar-se do seu pecado e santificar-se com a ajuda da graça de Deus, não se encontra só. «A vida de cada um dos filhos de Deus está ligada de modo admirável, em Cristo e por Cristo, à vida de todos os outros irmãos cristãos, na unidade sobrenatural do corpo Místico de Cristo, como que numa pessoa mística» (84).
1475. Na comunhão dos santos, «existe, portanto, entre os fiéis – os que já estão na pátria celeste, os que foram admitidos à expiação do Purgatório, e os que vivem ainda peregrinos na terra – um constante laço de amor e uma abundante permuta de todos os bens» (85). Nesta admirável permuta, a santidade de um aproveita aos demais, muito para além do dano que o pecado de um tenha podido causar aos outros. Assim, o recurso à comunhão dos santos permite ao pecador contrito ser purificado mais depressa e mais eficazmente das penas do pecado.
1476. A estes bens espirituais da comunhão dos santos, também lhes chamamos o tesouro da Igreja, «que não é um somatório de bens, como quando se trata das riquezas materiais acumuladas no decurso dos séculos, mas sim o preço infinito e inesgotável que têm junto de Deus as expiações e méritos de Cristo, nosso Senhor, oferecidos para que a humanidade seja liberta do pecado e chegue à comunhão com oPai. É em Cristo, nosso Redentor, que se encontram em abundância as satisfações e os méritos da sua redenção (86)».
1477. «Pertencem igualmente a este tesouro o preço verdadeiramente imenso, incomensurável e sempre novo que têm junto de Deus as orações e boas obras da bem-aventurada Virgem Maria e de todos os santos, que se santificaram pela graça de Cristo, seguindo as suas pegadas, e que realizaram uma obra agradável ao Pai; de modo que, trabalhando pela sua própria salvação, igualmente cooperaram na salvação dos seus irmãos na unidade do corpo Místico» (87).
1695. «Justificados pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus» (1 Cor 6, 11), «santificados e chamados a serem santos» (12) os cristãos tornaram-se «templo do Espírito Santo» (1 Cor 6, 19).
Os santos tiveram sempre uma consciência viva de que os seus méritos eram pura graça.
Nós «oferecemos os nossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus» (76), no seio do corpo de Cristo que formamos e em comunhão com a oferenda da sua Eucaristia.
2115. Deus pode revelar o futuro aos seus profetas ou a outros santos.
O patrocínio dum santo oferece um modelo de caridade e assegura a sua intercessão.
É de lembrar com que delicadeza os santos, como São Francisco de Assis ou São Filipe de Néri, tratavam os animais.
Beleza espiritual reflectida na santíssima Virgem Mãe de Deus, nos anjos e nos santos.
2549. Resta ao povo santo lutar, com a graça do Alto, para alcançar os bens que Deus promete.
2683. As testemunhas que nos precederam no Reino (30), especialmente aquelas que a Igreja reconhece como «santos», participam na tradição viva da oração pelo exemplo da sua vida, pela transmissão dos seus escritos e pela sua oração actual. Elas contemplam a Deus, louvam-n' O e não cessam de tomar a seu cuidado os que deixaram na terra. Tendo entrado «na alegria» do seu Senhor, foram «estabelecidas à frente de muita coisa» (31). A sua intercessão é o mais alto serviço que prestam ao desígnio de Deus. Podemos e devemos pedir-lhes que intercedam por nós e por todo o mundo.
«O Espírito é verdadeiramente o lugar dos santos. E o santo é, para o Espírito, um lugar próprio, pois se oferece para habitar com Deus e é chamado seu templo»(35).
2692. Na sua oração, a Igreja peregrina associa-se à dos santos, cuja intercessão solicita.
2807. A palavra «santificar» deve ser entendida, aqui, antes de mais, não no seu sentido causativo (só Deus santifica, torna santo), mas sobretudo num sentido estimativo: reconhecer como santo, tratar de um modo santo.
Pedir-Lhe que o seu nome seja santificado é envolvermo-nos «no desígnio benevolente que Ele de antemão formou a nosso respeito» (Ef 1, 9), para que «sejamos santos e imaculados diante d'Ele, no amor» (Ef 1, 4).
«Por quem poderia Deus ser santificado se é Ele próprio quem santifica?
Mas porque Ele mesmo disse: "sede santos, porque Eu sou santo" (Lv 14, 44), nós que fomos santificados no Baptismo, pedimos e rogamos para perseverar no que começámos a ser. E isso nós o pedimos todos os dias. Precisamos de uma santificação quotidiana para que, incorrendo em faltas todos os dias, todos os dias sejamos delas purificados por uma santificação assídua [...] Portanto, oramos para que esta santificação permaneça em nós» (71).
Agradecei a Deus Pai que vos tornou capazes de participar da herança dos santos na luz.
Havemos de ser julgados todos no Juízo universal por várias razões: para glória dos Santos...
O nono artigo do Credo ensina-nos que Jesus Cristo fundou sobre a terra unia sociedade visível, a qual se chama Igreja Católica, e que todas as pessoas que fazem parte desta Igreja estão em comunhão entre si.
Chamo a verdadeira Igreja de Santa, porque Jesus Cristo, a sua cabeça invisível, é Santo, santos são muitos dos seus membros, santas são a sua Fé e a sua Lei, santos os seus Sacramentos, e fora dEla não há nem pode haver verdadeira santidade.
A blasfêmia é um pecado horrível que consiste em palavras ou atos de desprezo ou maldição contra Deus, contra a Virgem, contra os Santos, ou contra as coisas santas.
Um santo ou uma santa é um reflexo luminoso do Senhor na história. O caminho da santidade é universal, é um chamado para todos nós, começa com o Batismo para cada um é único e irrepetível.
O que é preciso fazer para ser santo? Querer ser santo.
Como diz São Tomás de Aquino é preciso querer ser santo para se chegar a santidade. É preciso amar as coisas santas, as coisas puras, castas, boas, certas, justas... É preciso amar a Deus sobre todas as coisas e amar a virgem Maria nossa querida mãe do céu. É preciso também amar a santa Igreja Católica. É também preciso buscar e ficar sempre em estado de graça santificante.
Ninguém pode entrar no céu sem ser santo.
Deus diz: "sejam santos, porque eu sou santo."