Imaculados

Disse-lhe o anjo: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo”. 
Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: “Tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!
(Evangelho)


Nele nos escolheu antes de criar o mundo, para sermos santos e imaculados diante dele no amor, predestinando nos a sermos seus filhos adotivos, por Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, para louvor e glória de sua graça, com a qual nos enriqueceu em seu querido Filho.
(Ato dos Apóstolos)

Então, todos os homens por Ele resgatados e n' Ele tornados «santos e imaculados na presença de Deus no amor», serão reunidos como o único povo de Deus.
A conversão a Cristo, o novo nascimento do Baptismo, o dom do Espírito Santo, o corpo e sangue de Cristo recebidos em alimento, tornaram-nos «santos e imaculados na sua presença» (Ef 1, 4)
(Catecismo da Igreja Católica)



Bíblia Católica

Novo Testamento

Evangelho 

A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa ‘Deus conosco’”.

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, noiva de um homem, de nome José, da casa de Davi; a virgem chamava-se Maria. 28Entrando onde ela estava, disse-lhe o anjo: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo”. 29Ao ouvir tais palavras, Maria ficou confusa e começou a pensar o que significaria aquela saudação. 30Disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque Deus se mostra bondoso para contigo. 31Conceberás em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim”. 34Maria, porém, perguntou ao anjo: “Como será isto, se eu não vivo com um homem?” 35Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. 36Isabel, tua parenta, também ela concebeu um filho em sua velhice e está no sexto mês aquela que era chamada estéril, 37porque nada é impossível para Deus”. 38Disse então Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”. E o anjo retirou-se de sua presença.

39Naqueles dias, Maria partiu em viagem, indo às pressas para a região montanhosa, para uma cidade da
Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou em seu seio, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo 42e exclamou em alta voz: “Tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! 43Como me é dado que venha a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que chegou a meus ouvidos a voz de tua saudação, o menino saltou de alegria em meu seio. 45Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumpriria o que lhe foi dito da parte do Senhor!”

46Disse então Maria: “Minha alma engrandece o Senhor 47e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque Ele olhou para sua humilde serva; pois daqui em diante todas as gerações proclamarão que sou feliz! 49Porque o Todo-Poderoso fez por mim grandes coisas e santo é seu nome. 50De geração em geração se estende sua misericórdia sobre aqueles que o temem. 51Demonstrou o poder de seu braço e dispersou os que pensam com soberba. 52Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53Enriqueceu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu seu servo Israel, lembrando-se de sua misericórdia, 55como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre”.




Atos dos Apóstolos

3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Em sua grande misericórdia, ele nos regenerou por meio da ressurreição de Jesus dentre os mortos, para uma viva esperança, 4para uma herança que não perde valor, imaculada e imperecível, reservada nos céus para vós. 

34A mulher que não é casada, como também a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa de corpo e de espírito.

4Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim   como   Cristo   foi   ressuscitado   dentre   os   mortos   mediante   a   glória   do   Pai,   assim   também   nós caminhemos numa vida nova. 5Pois se fomos incorporados a ele por uma morte semelhante à sua, também estaremos incorporados a ele por uma ressurreição semelhante à sua. 6Ficai sabendo que nossa vida passada foi pregada na cruz junto com ele, para que fosse destruída a natureza pecadora, e assim não mais sejamos escravos do pecado; 7porque quem morre fica livre do pecado. 8Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele, 9sabendo que Cristo, ressuscitado dentre os mortos, não morre mais e que a morte não tem mais domínio sobre ele. 10Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez para sempre; mas, vivendo, ele vive para Deus. 11Assim também vós, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12Portanto, que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, de modo que vos sujeiteis a suas paixões. 13Não façais de vossos membros armas de injustiça a serviço do pecado; mas oferecei-vos a Deus como vivos que voltaram da morte e fazei de vossos membros armas de justiça a serviço de Deus. 14Pois o pecado já não deve dominar sobre vós: não estais mais sob a Lei, mas sob a graça.  15E então? Vamos pecar porque não estamos sob a Lei, mas sob a graça? De modo algum! 16Não sabeis que, quando vos colocais a serviço de alguém como escravos para lhe obedecer, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja do pecado que conduz à morte, seja da obediência que conduz à justiça? 17Mas demos graças a Deus! Outrora escravos do pecado, vós vos submetestes de coração ao ensinamento ao qual fostes confiados; 18e, libertos do pecado, passastes a servir à justiça. 19Faço uma comparação humana em vista de vossa natureza fraca. Assim como outrora oferecestes vossos membros como escravos à impureza e à desordem para fazer o mal, assim oferecei-os agora à justiça para vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, éreis livres em relação à justiça. 21Mas que frutos colhestes então das coisas de que agora vos envergonhais? Pois o destino delas é a morte. 22Mas agora, libertos do pecado e servindo a Deus, produzis frutos para a santificação, e o destino é a vida eterna. 23Pois o salário do pecado é a morte; mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

4Nele nos escolheu antes de criar o mundo, para sermos santos e imaculados diante dele no amor, 5predestinando-nos a sermos seus filhos adotivos, por Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para louvor e glória de sua graça, com a qual nos enriqueceu em seu querido Filho.



Antigo Testamento
...



Virgem Maria de Medjugorje

“Consagrai-vos ao meu  Coração Imaculado. Abandonai-vos totalmente a  mim e eu os protegerei e  rezarei ao Espírito Santo para que ele se derrame sobre vós. Invocai-o também vós.”

“Rezai! Rezai! Rezai todos os dias, durante a novena da Imaculada as orações de consagração aos Corações de Jesus e Maria.”

É, sobretudo, filhinhos, porque Eu desejo aproximá-los mais do Coração de Jesus. Por isso, filhinhos, hoje Eu os convido à oração de consagração ao Meu querido Filho Jesus, a fim de que os seus corações sejam dEle. Em seguida, Eu os convido a consagrar-se ao Meu Coração Imaculado. 

Por isso, queridos filhos, ajudem o Meu Coração Imaculado a triunfar em um mundo de pecado. 

Por isso, filhinhos, aproximem-se do Meu Coração Imaculado e vocês descobrirão a Deus. 

Eu os convido, filhinhos: ajudem-Me, com as suas orações, a aproximar o maior número possível de corações do Meu Imaculado Coração. 

Convido, de maneira especial, aqueles que se consagraram ao Meu Imaculado Coração a se tornarem exemplo para os outros. 

Hoje Eu os convido a se aproximar do Meu Coração Imaculado. 

Desejo compartilhar com vocês a Minha alegria. Em Meu Imaculado Coração sinto que são muitos os que se aproximaram de Mim e que, de maneira especial, levam em seus corações a vitória do Meu Imaculado Coração, rezando e convertendo-se.

Ofereçam todas as suas alegrias e tristezas ao Meu Imaculado Coração, para que Eu possa conduzi-los, todos, para Meu Filho bem amado, a fim de que, no Seu Coração, encontrem alegria.

Portanto, filhinhos, no amor pelo Meu Imaculado Coração, amem a Deus acima de tudo e vivam Seus Mandamentos. 

Filhinhos, aproximem-se ainda mais do Meu Coração Imaculado, para que vocês possam guiar a todos no caminho da eternidade. 

Eu também os convido a que com suas vidas testemunhem e ajudem os outros a se aproximarem do Meu Imaculado Coração, para que a chama do amor pelo Altíssimo possa brotar no coração deles. 

Agradeçam ao amor de Deus para que Eu possa amar cada um de vocês e conduzi-los através do meu Imaculado Coração e também para a conversão. 

Eu desejo novamente aproximar vocês de meu Imaculado Coração, onde encontrarão abrigo e paz. 

Queridos filhos, com alegria no coração amo a todos vocês e os convido a se aproximarem de meu Imaculado Coração, para que eu possa aproximar vocês ainda mais do meu filho Jesus, para que Ele possa lhes dar a sua paz e seu amor que são o alimento de cada um de vocês.

Queridos filhos! Meu Imaculado Coração sangra ao vê-los em pecado e hábitos pecaminosos.

Eu estou com vocês e intercedo por cada um, para que, com amor e determinação, possam testemunhar e encorajar todos aqueles que estão longe do meu Coração Imaculado. 

Filhinhos, sejam generosos e sejam o amor de meu amor, para que os pagãos sintam que vocês são meus e se convertam ao meu Imaculado Coração.

Eu os  acompanho  neste caminho de santidade e coloco todos vocês em meu Imaculado Coração. 

Filhinhos, creiam e vivam na fé e com fé este tempo de graça, e meu imaculado Coração não abandonará nenhum de vocês na inquietação, se recorrerem a mim. 




Catecismo da Igreja Católica

490. Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria «foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão» (137). O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como «cheia de graça»(138). Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus.

491. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, «cumulada de graça» por Deus (139), tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX: «Por uma graça e favor singular de Deus omnipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição» (140).

492. Este esplendor de uma «santidade de todo singular», com que foi «enriquecida desde o primeiro instante da sua conceição» (141), vem-lhe totalmente de Cristo: foi «remida dum modo mais sublime, em atenção aos méritos de seu Filho» (142). Mais que toda e qualquer outra pessoa  criada, o Pai a «encheu de toda a espécie de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo» (Ef 1, 3). «N'Ele a escolheu antes da criação do mundo, para ser, na caridade, santa e irrepreensível na sua presença» (Ef 1, 4).

493. Os Padres da tradição oriental chamam ã Mãe de Deus «a toda santa» («Panaghia»), celebram-na como «imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura» (143). Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida.

«Embora Cristo, enquanto homem tenha sofrido a morte e a sua santa alma tenha sido separada do seu corpo imaculado, nem por isso a divindade se separou, de nenhum modo, nem da alma nem do corpo: e nem por isso a Pessoa única foi dividida em duas. 

Então, todos os homens por Ele resgatados e n' Ele tornados «santos e imaculados na presença de Deus no amor» (385), serão reunidos como o único povo de Deus, «a Esposa do Cordeiro» (386)

966. «Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte» (529).

1426. A conversão a Cristo, o novo nascimento do Baptismo, o dom do Espírito Santo, o corpo e sangue de Cristo recebidos em alimento, tornaram-nos «santos e imaculados na sua presença» (Ef 1, 4), tal como a própria Igreja, esposa de Cristo, é «santa e imaculada na sua presença» (Ef 5, 27). 




Catecismo de São Pio X
...



Código de Direito Canônico
...



Minhas Observações

O fundamental é não cometer mais pecados mortais para não ir direto para o inferno. Depois, é necessário combater os pecados veniais por amor a Jesus Cristo. E depois, por fim, é muito bom não desagradar a Deus com ações ou pensamentos que não condizem para uma pessoa imaculada ou santa. Comporte-se como uma pessoa imaculada e santa em todas as suas atitudes e ações. Seja imaculado como a nossa mãe querida do céu é imaculada. Nós não nascemos imaculados, más podemos ser imaculados em nossos atitudes, ações e pensamentos. Portanto sejamos imaculados!