Os sete pecados capitáis são:
avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.
Jesus Cristo disse: “O que sai do homem é que mancha o homem. Porque é de dentro, do coração do homem, que saem os maus pensamentos, prostituições, furtos, homicídios, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. Todos esses males vêm do interior do homem e o contaminam”.
(Jesus Cristo)
Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adoraram e serviram a criatura em vez do Criador, que é bendito eternamente. E como não se esforçaram por conhecer a Deus, Deus os abandonou à mercê de uma inteligência depravada, de modo a fazerem o que não convém: estão cheios de toda injustiça, de perversidade, de avareza, de malícia; repletos de inveja, de homicídio, de discórdias, de fraudes, de depravação; são difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, fanfarrões, engenhosos no mal, rebeldes contra os pais, 1insensatos, desleais, sem coração, sem compaixão.
De resto, são bem conhecidas as obras da carne: imoralidade, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódios, brigas, ciúmes, cobiça, discórdia, divisões, inveja, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes; a respeito dessas coisas vos previno, como já o fiz, que quem as comete não herdará o Reino de Deus.
Rejeitai, pois, toda malícia e toda fraude e hipocrisia, invejas e toda espécie de maledicência.
Vivamos honestamente como em pleno dia: nada de orgias, nem de bebedeiras, nada de impureza, nem de imoralidade, nada de brigas, nem de inveja. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos deixeis levar pelas preocupações da carne para satisfazer seus caprichos.
O amor é paciente; o amor presta serviço; o amor é sem inveja; não se vangloria, nem se incha de orgulho. Não age com baixeza, não é interesseiro; não se irrita, não leva em conta o mal recebido. Não se alegra com a injustiça, mas se compraz com a verdade. Tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo vence.
(Apóstolos)
Os sete pecados capitais
É um sentimento de tristeza ou ressentimento em relação às qualidades, às realizações ou aos bens de outras pessoas. A pessoa invejosa nutre um desejo imoderado de possuir o que pertence a outros, mesmo que de maneira indevida. A inveja é uma recusa da caridade; para Santo Agostinho, é o pecado diabólico por excelência.
As virtudes opostas a cada pecado
Para compreender e combater os pecados capitais, é importante não só conhecer cada um deles, mas também as virtudes a que eles se opõem. Pois elas são forças que nos auxiliam a superar esses vícios e crescer em graça.
A virtude oposta à soberba é a humildade. Esta virtude nos leva a reconhecer nossa dependência de Deus, admitindo que todas as nossas capacidades e realizações vêm Dele. A generosidade, por sua vez, combate a avareza. A virtude da generosidade leva a compartilhar bens materiais ou espirituais com os outros e culmina na oferta de si mesmo. A devoção ao doce e imaculado Coração de Maria pode estimular essa virtude.
A virtude da castidade combate a luxúria. É a virtude que governa e equilibra a sexualidade, direcionando-a para o fim ao qual foi criada. Além disso, está ligada à virtude cardeal da temperança, que busca harmonizar as paixões e os desejos sensíveis por meio da razão. Já a virtude oposta à ira é a paciência. Ela nos permite suportar as adversidades, as provações e as contrariedades com serenidade ou melhor, sem nos alterarmos.
Oposta à gula é a temperança, “que modera a atracção dos prazeres e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados.” A caridade, oposta à inveja, é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus. E a diligência, por fim, que se opõe à preguiça, nos impulsiona a agir com prontidão, esforço e perseverança em relação aos nossos deveres e responsabilidades.
Bíblia Católica
Novo Testamento
Evangelho
Disse então Maria: Demonstrou o poder de seu braço e dispersou os que pensam com soberba. Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.
Disse também a seguinte parábola a alguns que estavam convencidos de serem justos e desprezavam os outros: “Subiram dois homens ao templo para rezar: um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, de pé, assim rezava em seu coração: “Meu Deus, eu vos dou graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, desonestos, adúlteros; e nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo que adquiro”. O publicano, mantendo-se ao longe, nem tinha coragem de levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo que este desceu para casa justificado, ao contrário do outro. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, mas o que se humilha será elevado”.
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões assaltam e roubam. Mas ajuntai riquezas no céu, onde nem traça e nem ferrugem as podem destruir, nem os ladrões conseguem assaltar e roubar. Pois onde estiver teu tesouro, aí estará também teu coração.
Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança”. “Homem – respondeu-lhe Jesus – quem me constituiu para ser vosso juiz ou mediador sobre vossos bens?” Em seguida, disse-lhes: “Cuidado! Fugi de toda avareza, porque, mesmo possuindo uma grande
fortuna, a vida da pessoa não depende de suas riquezas”. Contou-lhes, então, esta parábola: “Havia um homem rico, cujas terras produziram grande colheita. Ele ficou pensando: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então disse: ‘Farei assim: vou demolir meus celeiros e construir outros maiores. Neles guardarei todo o meu trigo e meus bens, e direi a mim mesmo: Tu tens uma grande quantidade de bens em depósito para muitos anos. Descansa, come, bebe, comemora!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco, nesta mesma noite tua vida vai ser requisitada! E para quem vai ficar o que ajuntaste?’ Assim é aquele que ajunta tesouros para si e não é rico diante de Deus”.
Disse depois a seus discípulos: “Por isso vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, com o que comereis, nem por vosso corpo, com o que vestireis. Pois a vida vale mais que o alimento, e o corpo mais que as roupas. Observai os corvos: não semeiam nem colhem, não têm celeiro nem despensa; e, no entanto, Deus os alimenta. Quanto mais valeis do que as aves! Quem de vós consegue, com suas preocupações, acrescentar um côvado ao curso de sua vida? Se, portanto, não podeis fazer nem as mínimas coisas, por que estais preocupados com as outras? Observai os lírios: como crescem! Não trabalham nem fiam. Ora, eu vos digo, nem Salomão, no auge de sua glória, vestiu-se como um deles. Se, pois, Deus veste assim a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais fará por vós, gente pobre de fé? Vós também, não fiqueis procurando o que haveis de comer ou beber, nem fiqueis ansiosos. Porque os pagãos do mundo é que vivem preocupados com tudo isso; mas vosso Pai sabe que precisais disso. Buscai primeiro seu reino, e estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Não tenhais medo, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei vossos bens e dai o dinheiro em esmola. Fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro que não se esgota nos céus, aonde o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração”.
E dizia: “O que sai do homem é que mancha o homem. Porque é de dentro, do coração do homem, que saem os maus pensamentos, prostituições, furtos, homicídios, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. Todos esses males vêm do interior do homem e o contaminam”.
Pois se perdoardes aos outros as ofensas recebidas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará vossas ofensas”.
"Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo."
A semente que caiu entre espinhos são os que ouviram, mas, com o passar do tempo, deixam absorver-se pelas preocupações, riquezas e prazeres da vida e não chegam à maturidade.
Esses últimos trabalharam apenas uma hora, e dás a eles a mesma quantia que a nós que carregamos o peso do dia e do calor’. Respondeu o fazendeiro a um deles: ‘Meu amigo, eu não estou sendo injusto contigo. Não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai. A esse último quero dar o mesmo que a ti. Não tenho o direito de fazer com meu dinheiro o que eu quiser? Ou tens inveja porque eu sou bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.
“Quem quereis que vos solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?” Ele bem sabia que o povo havia entregado Jesus por inveja.
Pilatos respondeu: “Quereis que vos solte o rei dos judeus?” Bem sabia, com efeito, que era por inveja que os sumos sacerdotes o tinham entregado.
Interveio então o sumo sacerdote, com todos os de sua comitiva, o partido dos saduceus. Cheios de inveja, mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.
Antigo Tetamento
Mas nossos pais se comportaram com soberba, endureceram a cerviz, não obedeceram a vossos mandamentos.
Mas não aguentando o peso de sua soberba, intentou privar-nos do poder e da vida;
Ele disse a seus filhos: “Agora triunfam a soberba e a injustiça, é o tempo da destruição e da explosão da cólera.
Castigai os que nos oprimem e nos injuriam com soberba;
Mas tu receberás, no juízo de Deus, o justo castigo de tua soberba.
Grita-se então, mas ele não respondepor causa da soberba dos maus.
Com soberba o ímpio oprime o pobre: seja apanhado nas intrigas que tramou.
Emudeçam as bocas mentirosas, que falam contra o justo com insolência, com soberba e desprezo.
Javé defende seus fiéis, mas trata com rigor os que agem com soberba.
De suas entranhas sai a malícia,transbordam de seu coração maus pensamentos. Zombam, falam com malícia, com soberba ameaçam de cima.
Temer Javé é odiar o mal: detesto a soberba, a arrogância, a má conduta e a boca perversa.
Quando vem a soberba, vem também a desonra...
Na boca do imbecil há o germe da soberba...
É melhor o fim de uma coisa que seu início;é melhor a paciência que a soberba.
De que nos serviu nossa soberba?
Não revides qualquer injúria de teu próximo e não faças nada levado pela soberba.
É odiosa a soberba perante Deus...
Princípio da soberba do homem é abandonar a Deus; afasta seu coração daquele que o fez.
Princípio de todo pecado é a soberba.
A soberba não foi criada para os homens...
Quem toca no piche com ele se suja, e quem frequenta o soberbo se reveste de soberba.
A casa rica demais será destruída pela soberba;
Contenda entre gente soberba faz derramar sangue, suas maldições doem aos ouvidos.
Tua arrogância e a soberba de teu coração te enganaram;
Abaterei a soberba dos poderosos...
Esta foi a iniquidade de tua irmã Sodoma: soberba...
Isto será a paga de sua soberba, porque insultaram e trataram com arrogância o povo de Javé dos exércitos.
Perturba sua casa quem age com avareza, mas quem detesta subornos viverá.
Um príncipe insensato multiplica as opressões, mas quem detesta a avareza prolongará seus dias.
Assistiu-o contra a avareza dos que o exploravam e o fez rico; guardou-o dos inimigose protegeu-o contra os que lhe armavam ciladas...
E agora, não é por luxúria que tomo esta minha irmã, mas com reta intenção.
Tirai de mim a sensualidade e que a luxúria não se apodere de mim, e não me abandoneis às paixões vergonhosas e insensatas.
Um homem que entrega à impureza sua própria carne não cessará, enquanto não acender o fogo.
Não renunciou a suas relações amorosas com os egípcios, os quais tinham abusado dela em sua juventude, tinham contaminado seu seio virginal, desafogando sobre ela sua luxúria.
Farei cessar tua luxúria e tuas prostituições que te vêm do Egito: não erguerás mais os olhos para eles, nem te lembrarás mais do Egito.
Eles te tratarão comódio e te tomarão todo o fruto de teu trabalho, deixando-te nua e descoberta; será revelada a vergonha de tuas prostituições, tua luxúria e tuas devassidões.
Por isso, assim fala o Senhor Javé: “Porque me esqueceste e me lançaste para trás de ti, pagarás por tualuxúria e por tuas devassidões...
O tolo mostra logo a sua raiva, mas a pessoa esperta disfarça a ofensa.
Quem age com raiva e insolência tem fama de arrogante e presunçoso.
Seja qual for a ofensa, não guarde ressentimento contra o próximo, e não faça nada levado pela raiva.
Não sejas guloso em banquete algum, nem te lances sobre as iguarias; porque o abuso na comida gera doença, e a intemperança causa cólicas.
Muitos têm morrido por causa da gula, mas quem se controla prolongará sua vida.
Tentaram a Deus em seu coração, pedindo comida a seu gosto.
Não desejes suas gulodices: são comida enganadora.
O ventre aceita todo tipo de comida, no entanto um alimento é preferível a outro;
Vendo que não conseguia dar filhos a Jacó, Raquel teve inveja de sua irmã e disse a Jacó: “Dá-me filhos, senão morrerei”.
Saul se enfureceu, pois lhe desagradaram essas palavras, e disse: “Deram a Davi dez mil e a mim apenas mil; que mais lhe falta senão o reino?” Daquele dia em diante, Saul não mais olhou Davi com bons olhos.
Confiam cada ano a um só homem o encargo de os governar e o domínio sobre todo o império, e a ele todos obedecem, sem que haja entre eles inveja ou rivalidade.
Porque a raiva mata o insensato e a inveja leva à morte o imbecil.
Um coração tranquilo é vida para todo o corpo,mas a inveja é a cárie dos ossos.
Mas foi pela inveja do diabo que a morte entrou no mundo; e fazem experiência dela os que lhe pertencem.
Não será minha companheira a inveja que consome, porque ela nada tem em comum com a Sabedoria.
Sem falsidade aprendi e sem inveja eu reparto: não escondo suas riquezas.
A inveja e a ira abreviam os dias, a preocupação antecipa a velhice.
Atos dos Apóstolos
Mas vós vos gloriais de vossa soberba! Toda presunção deste tipo é má.
Pois tudo o que existe no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não vem do Pai, mas do mundo.
Por isso, Deus os entregou, segundo os desejos de seus corações, à impureza com que eles mesmos desonram seus corpos; eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adoraram e serviram a criatura em vez do Criador, que é bendito eternamente. Amém! Então Deus os entregou a paixões degradantes: suas mulheres trocaram as relações naturais por relações contra a natureza; também os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejos uns pelos outros, praticando a infâmia homem com homem e recebendo em si mesmos o justo salário de seus desvios. E como não se esforçaram por conhecer a Deus, Deus os abandonou à mercê de uma inteligência depravada, de modo a fazerem o que não convém: estão cheios de toda injustiça, de perversidade, de avareza, de malícia; repletos de inveja, de homicídio, de discórdias, de fraudes, de depravação; são difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, fanfarrões, engenhosos no mal, rebeldes contra os pais, 1insensatos, desleais, sem coração, sem compaixão. Apesar de conhecerem bem a sentença de Deus, que declara
dignos de morte os autores de semelhantes ações, não só eles as praticam, mas até aprovam os que as cometem.
Portanto, julguei de meu dever convidar os irmãos a nos precederem no meio de vós e a organizarem de antemão vossa campanha já anunciada, a fim de que ela esteja pronta como uma generosidade e não como uma avareza.
Que vossa conduta seja livre de avareza, contentando-vos com o que tendes no momento; pois o próprio Deus disse: “Nunca te deixarei, nem te abandonarei”...
Receio que em minha próxima visita meu Deus me humilhe diante de vós e que eu tenha de chorar sobre muitos dos que pecaram antes e não fizeram penitência por seus atos de impureza, fornicação e luxúria.
Pois infiltraram-se no meio de vós certas pessoas que desde muito tempo foram marcadas de antemão por esta sentença: esses ímpios transformaram em luxúria a graça de nosso Deus e negam nosso único Mestre e Senhor Jesus Cristo.
Vocês estão com raiva? Não pequem; o sol não se ponha sobre o ressentimento de vocês.
Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade.
Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês.
Vocês já sabem, meus queridos irmãos: cada um seja pronto para ouvir, mas lento para falar, e lento para ficar com raiva, porque a raiva do homem não produz a justiça que Deus quer.
Deus não é um Deus de desordem, mas de paz.
Com efeito, já é bastante ter cumprido no passado a vontade dos pagãos, levando uma vida desregrada, vida de paixões, de embriaguez, de excessos na comida e na bebida, de infame idolatria. Quanto a isso, eles estranham que não vos junteis a eles nessa torrente de perdição e desabafam em insultos. Disso terão de dar contas àquele que está prestes a julgar vivos e mortos.
Os patriarcas, com inveja de José, venderam-no para ser levado para o Egito.
Os judeus, porém, ao verem aquela multidão, ficaram cheios de inveja e replicavam com blasfêmias às palavras de Paulo.
Vivamos honestamente como em pleno dia: nada de orgias, nem de bebedeiras, nada de impureza, nem de imoralidade, nada de brigas, nem de inveja. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos deixeis levar pelas preocupações da carne para satisfazer seus caprichos.
Pelo fato de existirem entre vós invejas e discórdias, não sois talvez carnais e vossa conduta não é totalmente humana?
O amor é paciente; o amor presta serviço; o amor é sem inveja; não se vangloria, nem se incha de orgulho. Não age com baixeza, não é interesseiro; não se irrita, não leva em conta o mal recebido. Não se alegra com a injustiça, mas se compraz com a verdade. Tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo vence.
Que não haja discórdias, invejas, rancores, rivalidades, maledicências, intrigas, arrogâncias, desordens.
De resto, são bem conhecidas as obras da carne: imoralidade, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódios, brigas, ciúmes, cobiça, discórdia, divisões, inveja, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes; a respeito dessas coisas vos previno, como já o fiz, que quem as comete não herdará o Reino de Deus.
Alguns, é certo, pregam Cristo por inveja, em espírito de rivalidade, mas outros, com bons sentimentos.
Pois nós também éramos outrora insensatos, rebeldes, transviados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo na malícia e na inveja, dignos de ódio e nos odiando uns aos outros.
Rejeitai, pois, toda malícia e toda fraude e hipocrisia, invejas e toda espécie de maledicência.
Sede esforçados, sem preguiça, fervorosos de espírito, a serviço do Senhor.
Virgem Maria de Medjugorje
*Soberba:
Estas são minhas rosas; esta é a fé que faz com que tudo na vida seja feito com amor, que não se conheça a soberba, que se seja pronto para perdoar, nunca julgar e sempre tentar entender seu próprio irmão.
Rezem, a fim de que Satanás não os seduza com seu orgulho e falso poder.
Se pensais que sois bons, não sois humildes e o orgulho vos distancia da santidade.
Filhinhos, testemunhem com a sua vida a alegria de serem meus, e Deus escutará suas orações e lhes dará Paz neste mundo inquieto, onde o orgulho e o egoísmo reinam.
*Avareza:
Aqui em Medjugórie muitas famílias começaram a converter-se com entusiasmo, mas depois tornaram-se ansiosas pelas coisas materiais, esquecendo-se assim do único bem verdadeiro. Eu não sou contra a que os fiéis procurem os bens materiais, mas não devem deixar de lado a oração.
Convido-os a preparem-se para o Natal com a penitência, a oração, as obras de caridade. Não dêem importância, queridos filhos, às coisas materiais, porque, de outra forma, não poderão apreciar o Natal.
Vocês estão excessivamente presos às coisas materiais e, por esse motivo, perdem tudo aquilo que Deus deseja dar-Ihes. Não se preocupem com as coisas materiais.
Vocês perdem-se facilmente nas coisas materiais e humanas e esquecem-se de que Deus é o seu maior amigo. Por isso, meus filhinhos queridos, aproximem-se de Deus para que Ele os proteja e os livre de todo o mal.
Por isso, filhinhos, não procurem consolações materiais, mas busquem a Deus.
Que satanás não os seduza com as coisas materiais mas, decidam-se, filhinhos, por Deus que é liberdade e amor.
Vocês estão demais preocupados com as coisas materiais e pouco, com as espirituais.
Sejam verdadeiros com vocês mesmos e não se prendam às coisas materiais, mas a Deus.
Cercados de coisas materiais, quantas vezes vocês O tem traído, negado ou esquecido DELE?
Deixem as coisas vãs e o egoísmo, não vivam para as coisas da terra, para as coisas materiais, mas amem Meu Filho...
A fé se apaga em muitas almas e as coisas materiais do mundo agarram os corações.
Catecismo da Igreja Católica
1866. Os vícios podem classificar-se segundo as virtudes a que se opõem, ou relacionando-os com os pecados capitais que a experiência cristã distinguiu, na sequência de São João Cassiano (102) e São Gregório Magno (103). Chamam-se capitais, porque são geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acédia).
1876. A repetição dos pecados, mesmo veniais, gera os vícios, entre os quais se distinguem os pecados capitais.
1852. É grande a variedade dos pecados. A Sagrada Escritura fornece-nos várias listas. A Epístola aos Gálatas opõe as obras da carne aos frutos do Espírito: «As obras da natureza decaída ("carne") são claras: imoralidade, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, inimizades, discórdias, ciúmes, fúrias, rivalidades, dissensões, facciosismos, invejas, excessos de bebida e de comida e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já vos tinha prevenido: os que praticam acções como estas, não herdarão o Reino de Deus» (Gl 5, 19-21) (93).
2259. A Sagrada Escritura, na narrativa da morte de Abel pelo seu irmão Caim (34), revela, desde os primórdios da história humana, a presença no homem da cólera e da inveja, consequências do pecado original. O homem tornou-se inimigo do seu semelhante.
2317. As injustiças, as excessivas desigualdades de ordem económica ou social, a inveja, a desconfiança e o orgulho que grassam entre os homens e as nações, são uma constante ameaça à paz e provocam as guerras.
2475. Os discípulos de Cristo «revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade verdadeiras» (Ef 4, 24). «Libertos da mentira» (Ef 4, 25), devem rejeitar «toda a malícia, falsidade, hipocrisia, invejas e toda a espécie de maledicência» (1 Pe 2, I).
2351. A luxúria é um desejo desordenado ou um gozo desregrado de prazer venéreo. O prazer sexual é moralmente desordenado quando procurado por si mesmo, isolado das finalidades da procriação e da união.
Quanto ao ministro orgulhoso, deve ser contado juntamente com o diabo.
Uma educação prudente ensina a virtude: preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho, dos ressentimentos da culpabilidade e dos movimentos de complacência, nascidos da fraqueza e das faltas humanas.
A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa...
Nenhuma legislação será capaz, por si mesma, de fazer desaparecer os temores, os preconceitos, as atitudes de orgulho e egoísmo que são obstáculo ao estabelecimento de sociedades verdadeiramente fraternas.
O ódio a Deus nasce do orgulho: opõe-se ao amor de Deus, cuja bondade nega, e ousa amaldiçoá-lo como Aquele que proíbe o pecado e lhe inflige o castigo.
Muitas vezes, a inveja nasce do orgulho; o baptizado exercitar-se-á a viver na humildade:
O orgulhoso procura o poder terreno, ao passo que o pobre em espírito procura o Reino dos céus.
Catecismo de São Pio X
Código de Direito Canônico
...
Minhas Observações
A soberba é o pior pecado capital para combater, pois vem diretamente do demônio. Nunca se ache superior aos outros, ou mais santo que os outros porque isso é pura soberba que vem dos demônios. Seja sempre humilde e sempre busque a santidade, mas nunca se considere mais santo que os outros e nunca considere que são os outros que devem te servir, por você ter mais dignidade ou merecimento que eles. Nunca se ache o santo ou o mais santo que os outros porque isso é pura soberba.