Bíblia Católica
Novo Testamento
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Aí ofereceram um jantar para Jesus. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria levou quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro. Ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. A casa inteira se encheu com o perfume. Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse: "Por que esse perfume não foi vendido por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?" Judas disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era um ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava do que era depositado nela. Jesus, porém, disse: "Deixe-a. Ela guardou esse perfume para me ungir no dia do meu sepultamento. No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto eu não estarei sempre com vocês."
Encíclicas Católicas
O Magistério da Igreja Católica sempre condenou oficialmente qualquer forma de comunismo, porque acreditava que o comunismo nunca poderia ser compatível com a doutrina católica:
Na encíclica Qui pluribus (1846), o Papa Pio IX afirmou que "para aqui (tende) essa doutrina nefanda do chamado comunismo, sumamente contrária ao próprio direito natural, a qual, uma vez admitida, levaria à subversão radical dos direitos, das coisas, das propriedades de todos e da própria sociedade humana"[53]
Na encíclica Rerum Novarum (1891), o Papa Leão XIII declarou que "a teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública."
Na encíclica Quadragesimo Anno (1931), o Papa Pio XI afirmou que "o socialismo quer se considere como doutrina, quer como facto histórico, ou como 'acção', se é verdadeiro socialismo, [...] não pode conciliar-se com a doutrina católica; pois concebe a sociedade de modo completamente avesso à verdade cristã. [...] E se este erro, como todos os mais, encerra algo de verdade, o que os Sumos Pontífices nunca negaram, funda-se contudo numa própria concepção da sociedade humana, diametralmente oposta à verdadeira doutrina católica. Socialismo religioso, socialismo católico são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista."
Na encíclica Divini Redemptoris (1937), o Papa Pio XI defendeu que o comunismo ateu é um "sistema cheio de erros e sofismas, igualmente oposto à revelação divina e à razão humana; sistema que, por destruir os fundamentos da sociedade, subverte a ordem social, que não reconhece a verdadeira origem, natureza e fim do Estado; que rejeita enfim e nega os direitos, a dignidade e a liberdade da pessoa humana."
Em 1949, o Santo Ofício, com a aprovação do Papa Pio XII, emitiu o decreto contra o comunismo, que reafirmou que todos os católicos que fossem comunistas eram automaticamente excomungados, porque eram apóstatas da fé católica.
Na encíclica Mater et Magistra (1961), o Papa João XXIII reafirmou que "entre comunismo e cristianismo, [...] a oposição é radical, e acrescenta não se poder admitir de maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado: quer porque ele foi construído sobre uma concepção da vida fechada no temporal, com o bem-estar como objetivo supremo da sociedade; quer porque fomenta uma organização social da vida comum tendo a produção como fim único, não sem grave prejuízo da liberdade humana; quer ainda porque lhe falta todo o princípio de verdadeira autoridade social."
Em 1984, a Congregação para a Doutrina da Fé, chefiada pelo Cardeal Joseph Ratzinger (fututro Papa Bento XVI) e com a aprovação do Papa João Paulo II, emitiu uma instrução que condenava todas as teses e correntes verdadeiramente marxistas (incluindo vários aspectos fundamentais da Teologia da Libertação): "É verdade que desde as origens, mais acentuadamente, porém, nestes últimos anos, o pensamento marxista se diversificou, dando origem a diversas correntes que divergem consideravelmente entre si. Na medida, porém, em que se mantêm verdadeiramente marxistas, estas correntes continuam a estar vinculadas a certo número de teses fundamentais que não são compatíveis com a concepção cristã do homem e da sociedade"
Na encíclica Centesimus Annus (1991), o Papa João Paulo II, actualizando os princípios da Rerum Novarum, salientou que "o erro fundamental do socialismo é de carácter antropológico. De facto, ele considera cada homem simplesmente como um elemento e uma molécula do organismo social, de tal modo que o bem do indivíduo aparece totalmente subordinado ao funcionamento do mecanismo económico-social, enquanto, por outro lado, defende que esse mesmo bem se pode realizar prescindindo da livre opção, da sua única e exclusiva decisão responsável em face do bem ou do mal. O homem é reduzido a uma série de relações sociais, e desaparece o conceito de pessoa como sujeito autónomo de decisão moral, que constrói, através dessa decisão, o ordenamento social. Desta errada concepção da pessoa, deriva a distorção do direito, que define o âmbito do exercício da liberdade, bem como a oposição à propriedade privada. [...] Se se questiona ulteriormente onde nasce aquela errada concepção da natureza da pessoa e da subjectividade da sociedade, é necessário responder que a sua causa primeira é o ateísmo. [...] O referido ateísmo está, aliás, estritamente conexo com o racionalismo iluminístico, que concebe a realidade humana e social do homem, de maneira mecanicista."
Para saber mais sobre o que a Igreja fala sobre o comunismo e socialismo acesse:
RESUMO DA ENCÍCLICA DIVINIS REDEMPTORIS (SOBRE O COMUNISMO ATEU)
Catecismo da Igreja Católica
2425. A Igreja rejeitou as ideologias totalitárias e ateias, associadas, nos tempos modernos, ao «comunismo» ou ao «socialismo».
Senhora do Rosário de Fátima
“Se atenderem aos meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz. Se não, espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas”.
Infelizmente, como a humanidade não atendeu os pedidos de Nossa Senhora, a Rússia sucumbiu à patorra do comunismo e do materialismo ateu, e espalhou essa onda imensa e horrenda na Europa, Ásia, América Central e África. E ainda os seus malefícios vingam hoje em dia.
Aparições da Virgem Maria em Garabandal
"Apesar de continuar a ver a Virgem (durante a primeira noite dos gritos), nós vimos uma grande multidão de pessoas que estavam a sofrer intensamente e gritavam de terror. A Mãe Santíssima explicou-nos que esta grande tribulação, que não era o Castigo, viria porque teria chegado um tempo em que Igreja parecia estar a ponto de morrer. Ela (a Igreja) iria passar por um terrível sofrimento. Nós perguntámos à Virgem o que é este grande sofrimento, e Ela disse-nos que era o "comunismo".
Nossa Senhora das Graças no Brasil
O comunismo irá penetrar no Brasil, excepto no interior, os padres e os bispos irão sofrer muito e será quase como em Espanha.
Nossa Senhora da Santa Cruz no Brasil
Quantos católicos há, que são tão fracos que se deixam iludir pelos falsos, como a maçonaria, o espiritismo, o comunismo e outras mil religiões e superstições”.
Mas, se não fizerdes penitência... O tempo é grave, a nuvem maldita do comunismo quer cobrir o Brasil. Rezai, filhos meus, para que se aplaque a ira de Deus. Porque ela está derramada sobre as Nações e não tardará chegar ao Brasil se não fizeres penitência”.
Pois quando todas as famílias cristãs rezarem o Rosário diariamente, a Rússia se converterá e o comunismo terminará, e darei a paz ao universo inteiro. Se não me atenderem, virá um castigo tremendo.
Reze, minha filha! Que o povo reze! Pense no perigo do comunismo que está pairando sobre o mundo.
Fazei rezar estes meninos que poderão salvar o mundo do comunismo e da guerra, ensinem o catecismo nas famílias.
Não temas os falsos profetas; que o povo reze! Senão me atender, o comunismo se espalhará em todo mundo, promovendo, guerra e perseguições na Igreja.
Pede a reza do Santo Rosário em família: que a trincheira mais forte para afastar o castigo Divino e suster o avanço do comunismo.
Se o povo me atender a Rússia se converterá do comunismo, e darei a Paz ao mundo; se não me atender, a seca, a chuva de pedra é um simples aviso do meu Divino Filho.
Código de Direito Canônico
Cân. 1398 — Quem procurar o aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae.
Minhas Observações
Cuidado com os comunistas e socialistas que dizem "dar dinheiro aos pobres", porque muitos são igual a Judas Iscariotes que era ladrão e disse: "por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres". Judas disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era um ladrão.
A instituição que mais ajuda e sempre ajudou os pobres é a Santa Igreja Católica.
A Santa Igreja Católica condena qualquer forma de comunismo e socialismo.
A Santa Igreja Católica aceita o capitalismo com algumas ressalvas.